Do Mundo-Nipo
A produção industrial do Japão subiu 4 por cento em janeiro na comparação com o mês anterior, marcando o segundo mês consecutivo de crescimento, mostraram dados do governo nesta sexta-feira (28), ressaltando uma recuperação estável da economia.
Em termos anualizados, a produção industrial japonesa subiu 10,6 por cento, de acordo com o Ministério da Economia, Comércio e Indústria, que estimou em seu relatório que a produção industrial “continua mostrando uma tendência de alta”.
A produção em fábricas e em mineração situou-se em 104,1 pontos contra a base referencial de 100 estabelecida em 2010.
Segundo o ministério, as indústrias que mais contribuíram para a alta foram a de equipamentos de transporte, de maquinaria geral e de química, excluindo a área farmacêutica.
Em relação a produtos, os que mais tiveram alta em janeiro foram carros de passeio, maquinaria para produção de semicondutores e componentes de condução e transmissão de veículos.
A pesquisa realizada pelo ministério com empresas japonesas aponta que o índice de produção industrial avançará 1,3% em fevereiro, mas retrocederá 3,2% em março.
A produção industrial, que mede o ritmo das fábricas japonesas, é considerada fundamental para antecipar o desempenho da economia do país, altamente dependente do setor manufatureiro.
(Do Mundo-Nipo com agências)
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.