Do Mundo-Nipo
A produção industrial do Japão cresceu 1,5% em setembro, ante o mês anterior, mostraram dados do governo na quarta-feira (horário local), impulsionado pela forte demanda de consumidores domésticos.
O avanço foi levemente menor do que a previsão média de economistas consultados pelo The Wall Street Journal e o jornal Nikkei, que estimou um crescimento de 1,8% em relação ao mês anterior, após ajustes sazonais. A alta também vem depois da queda revisada de 0,9% em agosto, de acordo com o relatório preliminar do Ministério da Economia, Comércio e Indústria.
Economistas afirmam que a recuperação econômica do Japão tem sido liderada por uma alta nos gastos das famílias japonesas. O fraco crescimento nos volumes de exportação, no entanto, impulsionaram as empresas a aumentar a produção nacional.
Os setores que mais contribuíram para o aumento foram os de equipamentos de transporte e de dispositivos eletrônicos.
Os dados mostraram ainda que manufatureiros consultados pelo ministério esperam que a produção cresça 4,7% em outubro, mas caia 1,2% por cento em novembro.
As informações são da agência Kyodo. Todos os direitos reservados.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.