Preço da gasolina no Japão cai ao menor valor desde o aumento do imposto

O preço médio ficou abaixo de 1,62 ienes pela primeira vez desde o aumento do imposto sobre vendas em abril.

Do Mundo-Nipo

O preço médio ficou abaixo de 1,62 ienes pela primeira vez desde o aumento do imposto sobre vendas em abril.

Posto de combustível no Japão (Foto: Shutterstock)   

Posto de gasolina no Japão (Foto: Shutterstock)

 

O preço médio da gasolina comum no Japão caiu esta semana para 161,80 ienes por litro, queda de 2,1 ienes em relação a semana passada, quando custava 163,90 ienes, marcando a décima quinta queda semanal consecutiva e ficando no nível 1,61 ienes pela primeira vez desde o aumento do imposto sobre as vendas em abril, informou a Agência Japonesa de Recursos Naturais e Energia, uma filial do Ministério da Economia, Comércio e Indústria.

De acordo com o relatório semanal da agência, divulgado nesta quarta-feira (29), os preços caíram em todas as 47 províncias do Japão. As províncias que registraram maiores quedas foram Shiga (3,8 ienes), Tochigi (3,3 ienes) e Nagano (3 ienes).

A gasolina especial também caiu na mesma proporção que a gasolina comum, recuando 2,1 ienes em relação à semana anterior, para 172,60 ienes o litro ante os 174,7 ienes da semana passada. O óleo diesel estava custando 140,7 ienes na média, queda de 1,8 ienes.

Na comparação anual, no entanto, o preço médio do litro da gasolina no varejo subiu 1,3% ante o mesmo período do ano anterior, quando custava 159,8 ienes o litro, e após registrar alta de 2,4% na semana passada em relação à igual período em 2013, atingindo a 76ª semana consecutiva de aumento anual.

No geral, o preço médio da gasolina no varejo está em um nível visto pouco antes do aumento do imposto sobre o consumo em abril, quando o preço médio subiu acentuadamente, para 164,1 ienes na primeira semana após o aumento. Na semana anterior, no dia 24 de março, a média nacional estava em 159 ienes.

O preço de 169,9 ienes, registrado na segunda semana de julho, foi o mais alto em mais de cinco anos, desde o dia 29 de setembro de 2008, quando o preço médio chegou a 170,2 ienes. O valor, no entanto, é bem abaixo do recorde de 185,1, registrado em 4 de agosto de 2008.

A agência repetiu seu discurso da semana passada, atribuindo o resultado a uma tendência de queda global nos preços do petróleo bruto devido, em parte, ao fraco crescimento econômico na Europa. “Essa redução nos preços do petróleo levaram os atacadistas no Japão a baixar os preços de seus produtos petrolíferos, o que tem resultado numa acentuada redução dos preços no varejo”, disse a agência em seu relatório, acrescentando ainda que “os preços da gasolina tendem a recuar ainda mais nas próximas semanas”.

== Kyodo

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Produção industrial do Japão sobe mais que o esperado em setembro

Next Article

Toyota apresenta carros-conceito no Salão de São Paulo

Related Posts