Do Mundo-Nipo
O índice de construção de novas casas no Japão caiu mais do que o esperado em maio, recuando pelo terceiro mês consecutivo e atingindo a maior queda desde 2009, mostraram dados industriais do governo nesta segunda-feira (30).
Em um relatório preliminar, o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo informou que o valor do índice caiu para um ajuste sazonal de 15% em maio na comparação com o mesmo mês do ano anterior.
Em abril, o indicador teve queda de 3,3%. O resultado ficou acima da retração estimada pelos analistas, que projetaram queda de 10,1% para o quinto mês do ano.
De acordo com o relatório do ministério, a construção de casas para moradia retraiu 22,9% em maio, caindo para o quarto mês consecutivo. Já o índice de construção de casas para venda declinou 27,1%, enquanto a construção de casas destinadas a aluguel subiu 3,1%.
(Com informações da Agência Kyodo e NHK News)
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.