Ministro do Japão adverte sobre fraqueza excessiva do iene

Mercado teme possível intervenção das autoridades japonesas no câmbio, já que a fraqueza do iene eleva os custos de importação de alimentos e energia para o Japão.
Cédulas de iene | ©Depositphotos
©Depositphotos

Atualizado em 01/07/2023

O ministro japonês das Finanças, Shunichi Suzuki, disse que “Japão tomará medidas apropriadas caso o iene enfraqueça excessivamente”. A declaração, feita nesta sexta-feira (30) à repórteres, ocorre depois que a moeda japonesa foi cotada ao menor nível em sete meses em relação ao dólar, informou a Reuters.

Suzuki alertou contra os investidores que vendem o iene longe demais, já que a moeda enfraqueceu para mais de 145 por dólar, um nível que deixou os especuladores cautelosos sobre uma possível intervenção das autoridades japonesas.

Quando o iene ultrapassou o nível de 145 por dólar em setembro do ano passado, as autoridades intervieram nos mercados para apoiar a moeda pela primeira vez em 24 anos.

“É importante que as moedas se movam de forma estável, refletindo os fundamentos”, disse Suzuki a repórteres.

“Movimentos agudos e unilaterais são vistos no mercado de câmbio ultimamente. O governo está observando os movimentos do mercado de câmbio com grande senso de urgência. Responderemos apropriadamente se os movimentos se tornarem excessivos”, disse.

Um iene fraco tem efeitos positivos e negativos na economia, dependendo, por exemplo, dos setores de exportação ou importação.

Iene em queda | ©Depositphotos
Fraqueza do iene eleva os custos de importação de alimentos e energia para o Japão | ©Depositphotos

No entanto, não é positivo considerando a situação atual em que a política do governo se concentra em medidas para mitigar o impacto do aumento dos preços, acrescentou Suzuki.

Ainda de acordo com a Reuters, geralmente, o enfraquecimento do iene eleva os custos de importação de alimentos e energia para o Japão, um país pobre em recursos, o que seria um golpe para os consumidores que lutam para sobreviver em um país que, até pouco tempo, sofria com estagnação e até deflação.

== Mundo-Nipo (MN)
Fonte: Reuters World
Foto: Depositphotos

Total
0
Shares
Previous Article
Produção de frango no Brasil | ©Depositphotos

Japão suspende importação de aves do Espírito Santo

Next Article
Geração de energia eólica em Fukushima | ©Depositphotos

Japão quer se tornar o maior produtor de energia eólica offshore

Related Posts