Oferta de emprego no Japão cresce em 2022, primeira alta anual em 4 anos

A média de disponibilidade de emprego em 2022 ficou em 128 vagas para cada 100 candidatos, bem acima da média de 113 em 2021.
Pessoas em Tóquio | ©Shihoko Nakaoka
©Shihoko Nakaoka

A disponibilidade média de emprego no Japão em 2022 melhorou pela primeira vez em quatro anos, à medida que as atividades econômicas e sociais foram retomadas com o relaxamento das restrições em razão da Covid-19, mostraram dados do governo nesta terça-feira (31), de acordo com a agência Kyodo.

A proporção de vagas por candidato aumentou 0,15 ponto em relação ao ano anterior, para 1,28, graças a melhora no setor de hospitalidade, que inclui cafés, bares, restaurantes e hotéis, informou o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar.

Embora o resultado de 1,28 seja muito bom, o número ainda não atingiu o nível pré-pandêmico de 1,63 registrado em março de 2019, indicando que uma recuperação total levará tempo.

A proporção significa que havia 128 vagas de emprego para cada 100 candidatos a emprego no ano passado. A pandemia reduziu a proporção para 1,18 em 2020 e 1,13 no ano seguinte.

“Houve uma recuperação notável, principalmente entre os negócios de hospedagem e restaurantes, que vinham lutando devido à disseminação do Covid-19”, disse um funcionário do ministério.

“Embora haja dificuldade em algumas partes do setor trabalhista, tal como algumas indústrias experimentando uma lenta recuperação na criação de vagas de emprego, há uma leve recuperação (na situação)”, disse o ministro do Trabalho, Katsunobu Kato, em entrevista coletiva.

Japão vai rebaixar Covid-19 para gripe sazonal

O Japão está no meio de sua oitava onda de infecções, mas o governo decidiu rebaixar a Covid-19 para a mesma categoria da gripe sazonal e outras doenças infecciosas comuns, uma medida que espera alimentar ainda mais a economia –  medida entrará em vigor em maio deste ano.

O relaxamento das regras em outubro sobre a entrada de turistas no Japão aumentou o número de visitantes estrangeiros no país, enquanto o programa de subsídios ao turismo doméstico do governo ajudou o setor de hospitalidade.

O índice de disponibilidade de empregos em dezembro foi de 1,35, inalterado em relação ao mês anterior, e o número de ofertas de emprego no ano anterior aumentou 4,8%.

Disponibilidade de emprego por setor no Japão

Entre as indústrias, os setores de estilo de vida e entretenimento tiveram o aumento mais acentuado nas ofertas de emprego, com 18,5%, seguidos pelos serviços de hospedagem e restaurantes, com 6,9%, ambos em relação ao ano anterior.

Em contraste, as ofertas de emprego no setor de construção diminuíram 6,2%, enquanto a manufatura teve uma leve queda de 0,1%.

Taxa de desemprego no Japão

Dados separados divulgados no mesmo dia pelo Ministério de Assuntos Internos e Comunicações mostraram que a taxa de desemprego do país em 2022 também registrou recuperação pela primeira vez em quatro anos, caindo 0,2 ponto em relação ao ano anterior, para 2,6%.

Em 2019, a taxa de desemprego era de 2,4%, mas piorou para 2,8% em 2020 e 2021.

O número de desempregados situou-se em 1,79 milhões em 2022.

A taxa de desemprego em dezembro permaneceu inalterada em relação ao mês anterior, mantendo-se em 2,5%, mostraram os dados.

O número de desempregados em dezembro caiu 20 mil em relação ao mês anterior, para 1,71 milhão, com ajuste sazonal. Desses, 690.000 deixaram seus empregos voluntariamente, uma queda de 2,8% em relação ao mês anterior, enquanto 390.000 foram demitidos, uma queda de 7,1%.

O número de trabalhadores nos setores de serviços de estilo de vida e entretenimento caiu 0,4% em relação ao ano anterior, para 2,22 milhões de pessoas trabalhando de forma não ajustada.

Enquanto isso, os trabalhadores do setor de acomodação e restaurantes aumentaram 2,9% em relação ao ano anterior, para 3,96 milhões.

== Mundo-Nipo (MN)

Total
0
Shares
Previous Article
Trabalho e Passeio no Japão | ©Depositphotos / Montagem Mundo-Nipo

Emprego no Japão: Subaru abre vagas em Gunma com salário de ¥1.800/h

Next Article
Carro da policia japonesa | ©Naoto Photos

Crimes sexuais 'graves' no Japão têm forte alta em 2022

Related Posts