O Catar fez história ao conseguir derrotar o Japão na decisão da Copa da Ásia, disputada nos Emirados Árabes Unidos, o que resultou no primeiro grande título internacional do país que organizará a Copa do Mundo de 2022
Na competição, o Japão era o favorito por ter vencido quatro das últimas sete edições da Copa da Ásia. Porém, Catar fez uma ótima campanha e terminou o torneio com apenas um gol sofrido – as duas seleções disputarão a Copa América do Brasil como “convidadas”.
Os anfitriões do Mundial de 2022 não demoraram a mostrar porque mereciam o título e abriram dois gols de vantagem com menos de 30 minutos de jogo.
Ali Almoez fez o primeiro gol do Catar, aos 12 minutos. Foi o nono marcado por ele no torneio, para se tornar o maior artilheiro de uma única edição da Copa da Ásia. Almoez superou os oito gols do iraniano Ali Daei.
Após o gol de Almoez, os japoneses pareciam perdidos, o que resultou no segundo gol do Catar. Aos 28 minutos, Abdulaziz Hatem ampliou a vantagem.
O Japão só conseguiu reagir no segundo tempo. Aos 23 minutos, Gaku Shibasaski cruzou na área, Yuya Osako dominou errado, mas a sobra ficou com Takumi Minamino, que diminuiu a vantagem.
Faltando sete minutos para o fim da partida, o árbitro do jogo, Abdelkarim Hassan, anotou pênalti por um toque de mão de Maya Yoshida dentro da área após consultar o lance no sistema de vídeo (VAR). A
Akram Afif cobrou e decretou a vitória que deu o título inédito da Copa da Ásia ao Catar.
Mundo-Nipo
Com Agência EFE