Sapporo abandonará candidatura às Olimpíadas de Inverno de 2030

A medida ocorre em meio a escândalos generalizados de suborno e fraude em licitações em torno dos Jogos Olímpicos de Tóquio, realizados em 2021.
Cartaz de candidatura de Sapporo aos Jogos Olímpicos de Inverno 2030 | ©Kyodo
Cartaz de candidatura de Sapporo aos Jogos Olímpicos de Inverno 2030 | ©Kyodo

A cidade de Sapporo, capital da ilha de Hokkaido, no norte do Japão, decidiu abandonar a sua candidatura para sediar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2030, disseram várias fontes com conhecimento do assunto, segundo informou a Kyodo News.

A medida ocorre em meio a escândalos generalizados de suborno e fraude em licitações em torno dos Jogos Olímpicos de Tóquio, realizados no verão de 2021, que azedaram o sentimento público em relação à realização das Olimpíadas.

Nesta sexta-feira (6), o prefeito de Sapporo, Katsuhiro Akimoto, não confirmou os relatos, apenas disse que se reunirá com o presidente do Comitê Olímpico Japonês, Yasuhiro Yamashita, em Tóquio, no dia 11 de outubro, para “conversar sobre como proceder”.

Yamashita, que está visitando Hangzhou, na China, para os Jogos Asiáticos, disse ontem: “Não há nada que eu possa comentar agora”.

Os residentes de Sapporo mostraram uma reação mista, uma vez que cartazes para promover a candidatura de Sapporo para sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de 2030 estão espalhados por toda a cidade. 

Alguns esperavam que o evento esportivo global ajudasse a impulsionar o turismo e a revitalizar a economia local.

“Eu estava ansioso por isso porque seria uma oportunidade para aumentar a visibilidade de Hokkaido”, disse um homem de 51 anos em Sapporo, que ainda expressou esperanças de que a cidade se candidate aos Jogos Olímpicos em 2034 ou mais tarde.

Enquanto isso, um homem de 70 anos disse: “Devido aos escândalos, é difícil realizar as Olimpíadas de Sapporo. Devíamos ter esperado que a candidatura fosse abandonada, por isso não estou particularmente surpreso”.

Kazushige Niki, diretor executivo da Associação de Esqui de Hokkaido, disse: “Embora seja decepcionante, continuamos comprometidos em treinar crianças visando 2034. Também vamos nos concentrar em iniciativas que promovam uma mentalidade positiva em nossos atletas”.

Sapporo, que acolheu os Jogos de 1972, já foi considerada a principal candidata a acolher os Jogos Olímpicos de Inverno pela segunda vez, mas o Comité Olímpico Internacional parece ter mudado o seu foco para outros candidatos após os escândalos ligados aos Jogos de Tóquio.

== Mundo-Nipo (MN)
Fonte: Kyodo

Total
0
Shares
Previous Article
Sala de aula vazia em escola no Japão | ©Depositphotos

Evasão escolar no Japão atinge recorde no ano fiscal de 2022

Next Article
Japanese Rural Life Adventures | Reprodução

Jogo que simula vida rural no Japão é sucesso no Apple Arcade

Related Posts