Brasileiro vence mais uma na categoria florete individual e avançou neste domingo (7) às quartas de final da esgrima nos Jogos Olímpicos do Rio 2016.
Guilherme Toldo provou que vive um ótimo momento na carreira. Na estreia, o brasileiro teve um jogo duro contra o austríaco Rene Pranz. Com a disputa empatada por 14 a 14, ele conseguiu o toque final para avançar de fase neste domingo.
Na fase classificatória, Toldo surpreendeu ai derrotar o campeão mundial Yuki Ota, do Japão e que era favorito ao ouro. Foi sua segunda vitória do dia, por 15 a 13. A disputa foi bastante equilibrada e finalizada ainda no segundo período de três possíveis por ter chegado à contagem de 15. O brasileiro manteve-se à frente desde o 6 a 5, mas viu o rival virar para 13 a 12. Na sequência, ele conseguiu três toques seguidos para completar a virada.
Depois, por volta do meio dia, o brasileiro contou com o apoio da torcida para virar o duelo e superar o atleta Ka Long Cheung, de Hong Kong, por 15 toques a 10, passando assim para as quartas de final e se colocando entre os oito melhores da competição.
É a primeira vez que um atleta brasileiro chega as quartas de final na categoria esgrima em uma Olimpíada.
“Estou muito contente, jogando bem. É isso que queria fazer. Queria me manter controlado para conseguir os objetivos traçados. Não tem nada de sonho, nada de real. É isso que está acontecendo”, disse Toldo em entrevista à TV Globo após a vitória. “Treino intensamente, queria chegar aos oito melhores. E consegui”, completou.
A vitória de Toldo sobre o cabeça-de-chave número um da modalidade abre pelo segundo dia consecutivo a expectativa de medalha para o Brasil na modalidade. No sábado, Nathalie Moellhausen chegou às quartas de final na espada.
Fontes: UOL | Rede Globo.