Meldalhista de bronze nos Jogos do Rio e no Mundial de Londres com o revezamento 4x100m, o velocista Yoshihide Kiryu, de apenas 21 anos, se tornou o primeiro japonês a marcar menos de dez segundos correndo os 100 metros rasos O feito aconteceu neste sábado (9) em uma competição universitária, o que lhe valeu o recorde do Japão, com a marca de 9s98.
O velocista superou os 10s alcançados por Koji Ito há quase duas décadas, em 1998. Agora, ele é também o segundo melhor tempo da Ásia. Em 2014, Femi Ogunode, nigeriano que corre pelo Catar, fez marca de 9s91 e é dono do melhor tempo asiático.
Em 2013, Kiryu marcou 10s01 durante competição em Hiroshima, mas o feito não foi reconhecido pela Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo). Isso porque o medidor de velocidade do vento usado na ocasião não possuía reconhecimento da entidade.
O feito é tão difícil de ser realizado que nenhum brasileiro ainda o fez. O melhor tempo do Brasil foi alcançado em 1988 por Robson Caetano, quando cravou 10s.
O recorde mundial da prova dos 100 metros rasos pertence ao tri-campeão olímpico Usain Bolt, da Jamaica, obtido durante o Campeonato Mundial de Atletismo em Berlim, na Alemanha, em 16 de agosto de 2009, com a marca de 9,58 segundos.
Fontes: Gazeta Esportiva | Federação Internacional de Atletismo.