Governadora de Tóquio quer reduzir custos dos Jogos de 2020

Koike tenciona revisar os custos de Tóquio 2020 para “comprovar que o orçamento é adequado”.
Yuriko Koike Foto Kyodo 02082016 900x600 min
Yuriko Koike manifestou preocupação com os custos do evento, que estão muito superiores aos inicialmente previstos. (Foto: Kyodo)

A recém-eleita governadora de Tóquio, Yuriko Koike, pediu ao Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 para reduzir os curtos com a organização do evento, um pedindo que é parte das medidas para cortar despesas na capital japonesa, segundo a emissora púbica ‘NHK’.

O apelo da governadora ocorre em sua primeira reunião com a organização desde que assumiu o poder, em 2 de agosto. O presidente do comitê, Yoshiro Mori, que é ex-primeiro-ministro do Japão, prometeu estudar medidas para cortar despesas para a cidade.

Ao término da reunião que aconteceu ontem (9), ambos concordaram que a cooperação entre o governo da região metropolitana de Tóquio, o Comitê Organizador de Tóquio 2020 e o governo do Japão é essencial para garantir que os Jogos em 2020 obtenha sucesso.

Koike disse estar ciente dos excessivos custos do evento, muito superiores aos inicialmente previstos. Além disso, afirmou que definir o que cada parte irá pagar é uma questão-chave.

A veterana política, que é a primeira mulher a comandar o governo de uma das mais importantes cidades do mundo, anunciou na semana passada sua intenção de revisar os custos de Tóquio 2020 para “comprovar que o orçamento é adequado”.

Os Jogos de 2020 na capital japonesa estão cercados de polêmicas. O ex-governador de Tóquio, Yoichi Masuzoe, que renunciou em junho devido ao envolvimento em um escândalo de desvio de recursos públicos, decidiu junto ao Comitê Organizador descartar o projeto original do estádio após os custos duplicarem.

Isso fez com que um novo concurso fosse aberto para escolher um projeto mais sustentável e deve atrasar o início das obras para 2017, o que fará com que sejam concluídas perto do evento.

Além disso, houve também a polêmica em torno da logomarca olímpica, que teve de ser substituída após acusações de plágio, e a investigação em andamento sobre o pagamento de propinas na candidatura de Tóquio.

Com informações da agência EFE.

Total
0
Shares
Previous Article
Michael Phelps vence 200m borboleta no Rio 2016 Foto The New York Times min

Japonês por pouco não tira o ouro de Phelps nos 200m borboleta

Next Article
Navio da guarda costeira chinesa Foto Sino Defence 900x600 min

Dez navios do governo chinês são vistos ao largo das ilhas disputadas

Related Posts