Japonesa bate recorde mundial dos 1.500m da patinação de velocidade

Miho Takagi surpreendeu ao bater o recorde mundial que havia sido estabelecido no mesmo dia pela patinadora americana Brittany Bowe.
Patinadora Miho Takagi Foto Reproducao Eurosport
Miho Takagi | Foto: Arquivo/Eurosport

Atualizado em 13/03/2019

A japonesa Miho Takagi bateu o recorde mundial da prova feminina dos 1.500m da patinação de velocidade, um intento conquistado neste domingo (11) na etapa de Utah, nos Estados Unidos, da Copa do Mundo de Patinação de Velocidade no Gelo.

A velocista japonesa, de 24 anos, estabeleceu hoje a melhor marca do mundo ao percorrer os 1.500m com o tempo de 1min49s83m. Com isso, ela subiu ao pódio mais alto no centro poliesportivo Utah Olympic Oval, em Salt Lake City, conhecido por seu gelo rápido devido à alta altitude.

A conquista foi inesperada, visto que Takagi quebrou o recorde mundial que havia sido estabelecido no mesmo dia por outra patinadora. Duas corridas antes de Takagi entrar na pista, a patinadora americana Brittany Bowe havia batido o recorde mundial com o tempo de 1min50s32m.

A pressão estava ainda mais forte sobre a japonesa, que foi para pista competir com nada menos do que a holandesa Irene Wüst, de 32 anos. Irene é a maior vencedora da história olímpica da patinação de velocidade. Ela foi quatro vezes campeã dos Jogos Olímpicos de Inverno, duas vezes nos 3.000 metros, uma vez nos 1.500 metros e uma vez na prova de perseguição por equipes. Sua última conquista foi nas Olimpíadas de Inverno no ano passado, quando conquistou o ouro nos 1.500 metros.

Porém, isso não foi problema para a japonesa, que tomou logo a liderança no início da corrida, se mantendo assim até os metros finais, quando deu seu último sprint para bater o recorde mundial da prova em uma corrida emocionante.

Esta foi a primeira vez que a patinadora japonesa bate um recorde mundial e conquista a prova dos 1.500 metros em Copas do Mundo.

Sua maior conquista aconteceu nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, onde Takagi foi campeã olímpia na prova feminina de perseguição por equipes.

Na competição, no entanto, esta é a segunda medalha de Takagi , que ontem ficou em segundo lugar na prova dos 1.000m. A vencedora foi a americana Brittany Bowe, que bateu o recorde mundial da competição, com o tempo de 1min11s61m.

A terceira colocação ficou com a japonesa Nao Kodaira que, por sua vez, venceu a corrida dos 500 metros, uma prova em que Kodaira tem sido imbatível. Ela registrou o tempo de 36s47m.

Do MN – Mundo-Nipo
Fontes: Kyodo News Sports | NHK News.

Total
0
Shares
Previous Article
Japao lembra 8 ano do terremoto de 2011 Reproducao Kyodo

Japão recorda o 8º ano do terremoto e tsunami de 2011

Next Article
Pictogramas de das modalidades de Toquio 2020 Montagem MN

Tóquio apresenta pictogramas das modalidades para os Jogos de 2020

Related Posts