O Kawasaki Frontale conquistou seu 4º título em apenas 5 anos, se destacando entre os maiores vencedores do futebol japonês. Os jogadores brasileiros Jesiel e Leandro Damião se encontram entre os jogadores que tornaram essa conquista possível.
Para os amantes da J-League, e particularmente da Liga J1, as emoções do campeonato no Japão sempre foram bastante fortes, principalmente quando o Frontale se encontrava numa final.
Até 5 anos atrás, o Kawasaki quase sempre foi vice nessas condições, sempre perdendo a final para seus rivais. O clube chegou a somar sete vices entre liga e copas, sem conquistar um único troféu.
A sorte, no entanto, parece ter virado para o time, que se apresenta atualmente com um dos melhores resultados na história do campeonato japonês, tendo acabado de conquistar seu 4º título em apenas 5 anos.
Frontale e a virada dos resultados
Depois de vários anos vivendo a “maldição do vice”, onde perdia sempre para os rivais, o Kawasaki Frontale parece ter virado os resultados e conquistou, agora, incríveis 4 títulos em apenas 5 anos.
Com a conquista do 4º título, o time se transformou no segundo maior campeão japonês, lugar que ocupa juntamente com o time Yokohama F-Marinos, ficando atrás somente do Kashima Antlers, que soma 8 campeonatos na primeira divisão da Liga Japonesa de Futebol (J-League).
Esse título chegou a 4 rodadas do final do campeonato – na rodada 34 ª – e foi definida por um empate contra o Urawa Reds. Esse empate deixou o time com 85 pontos, numa posição em que o Frontale não podia mais ser ultrapassado por nenhum outro time na competição.
Um olhar sobre a J-League
Se tratando de um campeonato recente, que não completou ainda 3 décadas, é natural que as surpresas sejam frequentes no campeonato japonês.
Durante vários anos, o Kawasaki Frontale não era considerado um dos times “mais valiosos” desse campeonato, se considerar a força de outros, como o Antlers, o Gamba, o Reds, o Marinos ou ainda o Verdy e o Júbilo. Ainda assim, a conquista desses 4 títulos, desde 2016, colocaram definitivamente esse time entre os gigantes do futebol japonês.
Vale a pena recordar que o campeonato conta com 38 rodadas e 20 times, sendo que a vitória de Frontale pela 34ª rodada é um feito do técnico Toru Oniki, que está cotado para ser o próximo técnico da seleção japonesa.
Brasil e o Kawasaki Frontale
Ainda que os três primeiros títulos tenham sempre contado com o predomínio da técnica de jogadores japoneses, destacando nomes como Akihiro Ienaga, Kaoru Mitoma, Mitoma e Ao Tanaka, vale a pena destacar a presença dos jogadores brasileiros do Kawasaki Frontale que apoiaram essa vitória: Jesiel e Leandro Damião.
Com a presença desses jogadores e o imenso sucesso do time onde se integram, os brasileiros parecem estar cada vez mais focados nos acontecimentos da J-League, se entusiasmando com as notícias mais recentes e as apostas esportivas relacionadas com as partidas da J1.