Esportes

Jovem promessa da natação do Japão anuncia que está com leucemia

Nadadora japonesa Rikako Ikee | Foto: Reprodução/AP

Fenômeno da natação mundial, Rikako Ikee, de apenas 18 anos, comoveu o mundo ao anunciar que foi diagnosticada com leucemia.

A jovem Rikako Ikee, considerada a maior promessa da natação do Japão, anunciou ontem (12) que está com leucemia, uma notícia que repercutiu no mundo todo e abalou a população japonesa.

Em declarações postadas no Twitter, a jovem Rikako, de apenas 18 anos, disse que descobriu estar com a doença após se sentir mal na Austrália, onde foi submetida a exames e aconselhada a retornar ao Japão com “urgência”.

Ao chegar em seu país de origem, Rikako realizou mais exames e foi diagnosticada com leucemia.

“Não posso acreditar, é uma situação confusa”, escreveu Rikako na rede social, mas sem perder a esperança ao dizer que, “com tratamento, esta é uma doença que pode ser curada” e que, portanto, vai se afastar dos treinos de natação para se concentrar no tratamento.

Entre as proezas da jovem nadadora japonesa está a conquista de seis medalhas de ouro – todas com recordes – nos Jogos Asiáticos realizados na Indonésia, no ano passado, um feito inédito na natação.

O excepcional desempenho nas piscinas em Jacarta rendeu à jovem o prêmio de nadadora japonesa do ano.

Rikako ganhou atenção internacional ao fazer o melhor tempo do mundo nos 100m borboleta e o segundo mais rápido nos 50m borboleta no ano passado. Mediante isso, ela era apontada como forte candidata a medalhas nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

Embora Rikako tenha comentado no Twitter sobre uma possível cura, seu técnico, Jiro Miki, disse hoje (13) a repórteres que ainda é cedo para afirmar se ela terá condições de participar dos Jogos de Tóquio no ano que vem. Apesar disso, ele expressou esperanças em sua recuperação, afirmando que “a possibilidade [dela participar dos jogos de Tóquio] não é zero”, vamos torcer.

“Eu acredito … não há barreira que eu não possa superar… Eu voltarei”, prometeu a jovem nadadora.

Do MN – Mundo-Nipo
Fonte: Kyodo News | Hora 1 / Rede Globo.