Mundial de Judô: Japão vence a França e é ouro por equipes mistas

O Japão esteve nas finais de todos os Campeonatos do Mundo de Equipes Mistas e, desde 2018, lutou pelo ouro com a equipe da França, vencendo as cinco finais.
Equipe japonesa campeão do Mundial de Judô 2023 por equipes mistas | Reprodução / Japan Times
Equipe japonesa campeão do Mundial de Judô 2023 por equipes mistas | Reprodução / Japan Times

A capital Doha, no Catar, foi palco de uma das provas mais emocionantes do Campeonato de Judô 2023. Neste domingo (14), os fãs que viajaram e os entusiastas locais encheram a ABHA Arena para testemunhar a final da competição por equipes mistas.

Durante toda a semana, a ação foi ininterrupta, com demonstrações incríveis da cultura local, bem como dos verdadeiros valores do Judô. A Federação Internacional de Judô (IFJ) também apoiou uma equipe de refugiados no evento.

O Japão esteve nas finais de todos os Campeonatos do Mundo de Equipes Mistas e, desde 2018, lutou pelo ouro com a equipe da França. O Japão chegou a Doha com um histórico de 4-0. E a rivalidade continuou.

Os japoneses estavam focados em manter o primeiro lugar e, apesar dos adversários fortes, conseguiram chegar à medalha de ouro. Mas a França estava determinada e, com uma equipe brilhante, trabalhou arduamente durante as eliminatórias e garantiu o seu lugar numa final de sonho com o Japão.

A França assumiu a liderança inicial – Gaba (Joan-Benjamin ) marcou um grande ippon contra Hashimoto (Soichi ) para o deleite da multidão e Margaux Pinot levou a melhor sobre a campeã mundial Niizoe (Saki). A França estava ganhando por 2 pontos.

O japonês Tajima (Goki) marcou um waza-ari impressionante, mantendo vivas as esperanças da sua equipe. Hayme (Coralie) aumentou o placar novamente para a França, mas Saito Tatsuru fez o mesmo para o Japão.

Cysique (Sarah-Leonie) liderou sua luta com um waza-ari logo no início, e parecia que o título voltaria para a França. Mas Funakubo (Haruka) segurou Cysique e empatou a disputa.

Tudo se resumiu à sorte do sorteio. Margaux Pinot contra Niiozoe (Saki) pelo título mundial de equipes mistas. No Golden Score, uma vitória tática levou a equipe japonesa a conquistar o ouro.

O Presidente do Comitê Olímpico do Qatar, Sheikh Joaan AL THANI, entregou o troféu de ouro, e o presidente da IJF, Marius Vizer, entregou as medalhas de ouro.

O Campeonato do Mundo de Judô de 2023 chegou ao fim de forma emocionante. Nas palavras da Federação Internacional de Judô, “foi uma grande honra acolher este evento num dos países mais inovadores do mundo, totalmente empenhado em reformas na economia, sociedade, esporte e cultura”.

Esta última semana foi repleta de momentos históricos e demonstrações inesquecíveis de habilidade e emoção. Para a FIJ, “a excecional hospitalidade e o apoio inabalável do Qatar fizeram deste campeonato mundial um verdadeiro sucesso”.

*Veja os resultados (equipe e individual) da competição no site Federação Internacional de Judô.

== Mundo-Nipo (MN)

Total
0
Shares
Previous Article
Vista aérea da Floresta Amazônica | ©Depositphotos

Desmatamento na Amazônia registra a menor taxa em 3 anos

Next Article
Fumio Kishida durante coletiva em Tóquio em 15/05/2023 | ©Kyodo

G7 promoverá um mundo sem armas nucleares, diz premiê do Japão

Related Posts