Com uma campanha praticamente perfeita, a seleção masculina de vôlei do Brasil conquistou nesta segunda-feira (14) em Hiroshima, no Japão, o título da Copa do Mundo de Vôlei Masculino. O triunfo que garantiu a primeira posição para o o time comandado por Renan Dal Zotto, veio com um 3 a 1 sobre o Japão, parciais de 25/17, 24/26, 25/14 e 27/25.
Com dez jogos, dez vitórias e apenas cinco sets perdidos, o Brasil chega ao título pela terceira vez na história das Copas do Mundo, já que tinha vencido em 2003 e 2007. A Copa do Mundo é disputada de quatro em quatro anos, sempre no ano que antecede a Olimpíada, e no sistema de pontos corridos.
A conquista é a mais relevante da “Era Renan”. O técnico assumiu o comando no início de 2017, depois de 16 anos com Bernardinho no cargo. Desde então o Brasil foi vice-campeão da Liga Mundial de 2017 e também levou a prata no Campeonato Mundial de 2018. Na Liga das Nações (antiga Liga Mundial) ficou em quarto lugar em 2018 e 2019.
No período, o time foi campeão sul-americano em 2017 e 2019, além de ter levado a Copa dos Campeões de 2017, eventos de menor relevância se comparados com a Copa do Mundo.
O Brasil chegou a 29 pontos na classificação, enquanto a Polônia, em segundo lugar, está com 25, não podendo mais passar a seleção verde-amarela na tabela, faltando uma rodada para o fim. Nesta terça-feira, o Brasil já campeão enfrentará a Itália apenas para cumprir tabela.
O Japão, por sua vez, fez uma excelente campanha, ficando à frente de potencias como Argentina, Itália, Irã e Rússia.
Somando 20 pontos, a seleção japonesa pode até perder sua última partida e ainda assim terminará sua participação na Copa do Mundo com um excelente quarto lugar.
Veja abaixo a classificação:
MN – Mundo-Nipo.com
Fontes: Globo Esporte | Iran Daily.