A importância das escolinhas de futebol no Brasil

Além de ensinar os fundamentos do futebol, as escolinhas ajudam as crianças a desenvolverem valores relacionados a disciplina, direitos e deveres e convivência em grupo.
Crianças jogando futebol | ©Unsplash / Omar Ram
©Unsplash / Omar Ram

Apesar do mau momento da seleção brasileira, é inegável que a produção de talentos no Brasil continua à toda. Dá para explicar isso ao vermos o que aconteceu a partir dos anos 1970, década em que começou a proliferar as escolinhas de futebol no Brasil.

Claro que craques como Pelé, Clodoaldo, Jairzinho e tantos outros que brilharam no Estádio Azteca conquistando o Tricampeonato Mundial ajudaram a impulsionar ainda mais o esporte no país, mas o motivo, na verdade, tem raízes mais profundas e ocorreu graças ao crescimento das nossas cidades e sua expansão imobiliária.

Os campinhos de várzea foram desaparecendo, enquanto as ruas calmas onde se praticava o futebol passaram a ser movimentadas e nas muitas praças, onde se era permitido jogar bola, o ato foi simplesmente proibido.

Como resultado, os locais onde nossas crianças se reuniam para jogar simplesmente deixaram de existir, e as escolinhas de futebol permitiram que esse esporte continuasse, porém em recintos fechados.

Isso não foi de todo ruim, já que o foco no crescimento esportivo gerou resultados ótimos e, em qualquer competição que participa, a seleção brasileira é favorita nas odds do Parimatch futebol, inclusive nas últimas edições da Copa do Mundo.

Mas será que a falta de espaços mais democráticos e improvisados foi um problema para o futebol brasileiro, como alguns mais saudosistas acham? É difícil crer nisso, já que as escolinhas continuam ajudando na revelação de talentos.

Mas há outra coisa para se preocupar: escolinhas de clubes estrangeiros podem fazer o já curto período dos craques nos grandes clubes do Brasil ser ainda menor, eliminando esse tempo de “intermediação”.

As escolinhas de futebol como celeiros

As escolinhas de futebol passaram a ser opção para as crianças e jovens se divertirem e também socializarem com seus participantes. O objetivo final de uma escola de futebol não é apenas ensinar os fundamentos básicos desse esporte e organizar campeonatos, mas também tem a função de permitir que os jovens desenvolvam valores relacionados a disciplina, direitos e deveres e convivência em grupo.

Está claro que nem todos os alunos dessas escolinhas serão, no futuro, jogadores profissionais de futebol, muito pelo contrário, a grande maioria frequenta uma escolinha de futebol simplesmente para se divertir com os amigos. No entanto, isso não significa que dali não possam sair grandes craques.

As escolas de futebol particulares estão direcionadas não só a descobrir craques de futebol, mas sim propiciar momentos de divertimento entre os associados. Os valores cobrados de mensalidade nas escolas, inclusive, não permitem que crianças e jovens de classes mais baixas as frequentem em muitos casos. Em relação a essa questão, os clubes de futebol precisam agir e fazer as suas conhecidas peneiras, seja em escolas licenciadas, parceiras ou até em sua própria estrutura.

As escolas pertencentes aos clubes realizam periodicamente peneiras para escolher os melhores jogadores, tendo como o principal objetivo a “produção” de jogadores capazes de chegar ao time profissional e, quem sabe, serem vendidos e darem retorno financeiro a esses clubes.

Clubes internacionais estão de olho

Muitos não sabem, mas o mercado brasileiro vem a cada dia mais sendo invadido por escolinhas de futebol de grandes clubes estrangeiros, concorrendo com os clubes nacionais.  Essas escolas seguem os padrões europeus e visam não só valorizar suas marcas como também buscar jogadores com talento para seus clubes matrizes. 

Atualmente estão operando no Brasil algumas escolinhas de grandes clubes europeus e Sul-americano, apesar das mensalidades de alguns deles serem proibitivas para muitos brasileiros eles cumprem sua função social, oferecendo bolsas aos alunos menos favorecidos.

Veja, abaixo, algumas dessas escolas de futebol
    Escola de futebol Fundación Real Madrid 

    Com uma excelente estrutura a Escola de Futebol Brasil da equipe Merengue tem como objetivo desenvolver tecnicamente seus alunos e ao mesmo tempo promover o trabalho em equipe, a tomada de decisões e os valores de nossa sociedade.

    Barça Academy

    Na Academia do Barcelona podem frequentar crianças dos 7 aos 15 anos, tanto no masculino como no feminino. Assim como na do Real Madrid existem escolas espalhadas por todo o Brasil.

    Paris Saint-Germain Academy

    A escola do PSG aceita alunos dos 4 até os 19 anos inclusive com turmas mistas, possuindo instalações em 15 estados da federação. Os jogadores seguem a metodologia do clube francês visando o desenvolvimento técnico e tático.

    Inter Academy Brasil

    A escola da Internazionale de Milão tem uma abrangência ainda maior no Brasil, graças ao grande número de escolas e o preço reduzido de ingresso. 

    Ela atende meninos e meninas a partir dos 3 anos de idade até 19 anos.  O objetivo da empresa é que até o final deste ano tenham aproximadamente 300 escolas instaladas no país.

    Juventus Academy

    Outro tradicional clube italiano também está presente no Brasil, trata-se da Juventus Academy. Com mais de 20 escolinhas de futebol franqueadas seus técnicos ensinam aspectos técnicos e táticos além de vários outros ensinamentos visando potencializar os seus alunos.

    Escola de Futebol Boca Juniors

    O clube argentino vem crescendo no Brasil e já conta com 39 escolinhas de futebol.  Um exemplo a ser seguido pelos clubes nacionais, já que o Boca possui escolas espalhadas pela América do Sul, Estados Unidos, Índia, Indonésia e Japão.

    A chegada dessas escolas pertencentes a grandes clubes internacionais poderá afetar o acesso dos jovens jogadores às tradicionais bases dos clubes brasileiros.

    O interesse dessas grandes agremiações não se limita com certeza a apenas divulgar suas marcas em outros continentes e nem mesmo o retorno do investimento feito em nosso país.

    Com certeza a principal meta é descobrir novos talentos em um esporte que a cada dia mais exige milhões de investimento na compra de jogadores.

    Conclusão

    O surgimento das escolinhas de futebol não é algo recente, pipocando nas cidades enquanto elas cresciam e os campos e as ruas iam sumindo para a prática do futebol. Nessas escolinhas já surgiram grandes craques e nelas o esporte mais conhecido do mundo pode continuar a ser praticado com segurança e qualidade.

    Total
    0
    Shares
    Previous Article
    Sede do Banco do Japão | ©Yuya Shino

    BC do Japão prevê inflação de 2% no ano fiscal de 2025

    Next Article
    Avião da ANA decolando a partir do Aeroporto de Shizuoka | ©All Nippon Airways

    Brasil e Japão negociam isenção recíproca de visto para turistas

    Related Posts