Sumô: Kotoshogiku leva torcida japonesa ao delírio após vencer Hakuho

Kotoshogiku conseguiu derrotar o recordista de títulos Hakuho e está perto de dar o primeiro campeonato ao Japão após uma década.
Kotoshogiku vence Hakuho no 11 dia do torneio de sumo de ano novo 2016 Foto Kyodo

O ozeki Kotoshogiku, do Japão, conseguiu o intento de derrotar o grande campeão Hakuho nesta quarta-feira (20), o que o coloca como único invicto e líder isolado no 11º dia de competição no Torneio de Sumô de Ano Novo.

A vitória de Kotoshogiku foi efusivamente festejada pela torcida japonesa, que sonha em ter novamente um lutador “nascido no Japão” graduado como yokozuna, posto máximo do esporte milenar e que tem sido amplamente dominado por lutadores estrangeiros por mais de uma década, o que é considerado “vergonhoso” pelos próprios japoneses, isso porque o sumô “nasceu” no Japão.

Kotoshogiku vence Hakuho no 11º dia Torneio de Sumô de Ano Novo 2016 (Foto: Kyodo)
Kotoshogiku partiu determinado para cima de Hakuho, não dando brechas para o yokozuna reagir (Foto: Kyodo)

Além disso, há exatos 10 anos que os japoneses não conquistam um yusho (campeonato) em qualquer um dos seis torneios de sumô na divisão Makuuchi (1ª divisão do sumô) que compõe a “Copa do Imperador”. O último japonês a faturar um yusho foi o ozeki Tochiazuma, que conseguiu o título justamente no Torneio de Sumô de Ano Novo (Hatsu Basho), em janeiro 2006.

“Superar ele [Hakuho] foi uma grande honra e darei o meu máximo para conquistar o yusho”, afirmou Kotoshogiku, de 29 anos, à emissora ‘NHK’ logo após vencer Hakuho, que é recordista de títulos da era moderna do sumô. Com 35 títulos na divisão Makuuchi, Hakuho e amplamente considerado uma “lenda viva” do esporte milenar.

Agora, o yokozuna Hakuho compartilha a vice-liderança com o yokozuna Harumafuji, outro brilhante lutador e que também é nascido na Mongólia. Ambos têm apenas uma derrota e a próxima luta de Harumafuji é justamente contra Kotoshogiku.

Neste torneio, Kotoshogiku já venceu o yokozuna Kakuryu e, caso consiga a façanha de superar Harumafuji amanhã, será a primeira vez na história do sumô que um lutador derrota três yokozunas em um único torneio.

Enquanto isso, o brasileiro Kaisei perdeu para o yokozuna Kakuryu, no que se soma na oitava derrota em onze lutas. Isso significa que o brasileiro não tem mais chances de terminar a competição com um registro positivo

Todos os seis torneios oficiais da divisão Makuuchi têm quinze dias de duração e o mínimo exigido de vitórias em cada um dos torneios é oito, ou seja, o lutador tem que encerrar sua participação com mais vitórias do que derrotas, caso contrário, sofrerá rebaixamento de posto no torneio seguinte.

Agora, Kaisei terá que conseguir o máximo de vitórias nos quatro dias que restam para término do evento e assim não cair muito no ranking dos maegashira, no qual o brasileiro está agora classificado na terceira posição.

Veja os resultados desta quarta-feira, décimo primeiro dos quinze dias que compõe o Grande Torneio de Sumô de Ano Novo 2016 (Hatsu Basho), que acontece até o dia 24 de janeiro na arena Ryogoku Kokugikan, em Tóquio.

Takanoiwa (Maegashira 13) *8-3 venceu Amuru (Maegashira 11) *5-6

Homarefuji (Maegashira 15) *2-9 venceu Mitakeumi (Maegashira 10) *3-6-2

Shodai (Maegashira 12) *7-4 venceu Chiyootori (Maegashira 10) *3-5-3

Gagamaru (Maegashira 9) *6-5 venceu Kagayaki (Maegashira 16 *2-9

Kitataiki (Maegashira 15) *6-5 venceu Sadanoumi (Maegashira 9) *4-7

Takayasu (Maegashira 8) *9-2 venceu Toyohibiki (Maegashira 14) *7-4

Myogiryu (Maegashira 8) *5-6 venceu Takekaze (Maegashira 13) *8-3

Toyonoshima (Maegashira 7) *9-2 venceu Chiyotairyu (Maegashira 12) *7-4

Sokokurai (Maegashira 5) *6-5 venceu Okinoumi Maegashira 6) *8-3

Tokushoryu (Maegashira 6) *3-8 venceu Ichinojo (Maegashira 3) *1-10

Aoiyama (Maegashira 2) *4-7 venceu Tamawashi (Maegashira 7) *3-8

Aminishiki (Maegashira 1) *4-6-1  Shohozan (Maegashira 1) *3-8

Tochinoshin (Komusubi) *4-7 venceu Kotoyuki (Maegashira 4) *6-5

Takarafuji (Maegashira 2)*6-5 venceu Ikioi (Komusubi) *3-8

Tochiozan (Sekiwake) *5-6 venceu Kyokushuho (Maegashira 4) *4-7

Yoshikaze (Sekiwake) *6-5 venceu Kisenosato (Ozeki) *6-5

Harumafuji (Yokozuna) *10-1 venceu Goeido (Ozeki) *4-7

Kakuryu (Yokozuna) *8-3 venceu Kaisei (Maegashira 3) *3-8

Kotoshogiku (Ozeki) *11-0 venceu Hakuho (Yokozuna) *10-1

Significado dos símbolos:
• O posto de cada lutador está entre parênteses.
• Números com asterisco na frente significam o resultado atual de cada lutador: o primeiro número representa a quantidade de vitórias, enquanto o número posterior representa o somatório de derrotas.
• Nota: lutadores que têm três resultados é porque não compareceu a um combate. Quando isso acontece, geralmente é por motivo de contusão.

Confira o vídeo com as lutas de hoje (créditos: Kintamayama/YouTube):

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Posto de gasolina no Japao Foto Shutterstock 900x550 20 01 2016

Preço da gasolina no Japão tem 12º queda semanal consecutiva

Next Article
Dolar Foto Stockvault 20080309 900x600 20 01 2016

Dólar sobe mais de 1% e fecha no maior valor em quase 4 meses

Related Posts