Com o formato de uma flor de cerejeira estilizada, a tocha olímpica foi apresentada nesta quarta-feira pelo Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio 2020.
A tocha tem 71 centímetros de comprimento e pesa 1,2 kg. Ela tem tons em dourado e rosa e formato da icônica flor de cerejeira. Segundo os organizadores dos Jogos, o símbolo olímpico foi projetado de modo que as cinco chamas se encontrassem.
A belíssima tocha é trabalho do designer Tokujin Yoshiokae e foi apresentada ao mundo primeiramente por Tadahiro Nomura, tricampeão olímpico de judô. O atleta é um dos embaixadores do revezamento da tocha.
Realizar este trabalho excelente, francamente me dá calafrios. Eu só posso imaginar a alegria nos rostos das pessoas ao longo da rota do revezamento quando virem a tocha, disse o judoca.
Além do motivo de flor de cerejeira, a tocha também lembra a imagem dos cinco anéis olímpicos. Ela é feita de alumínio, com 30% de material reciclado de resíduos de construção de habitações temporárias de Iwate, Miyagi e Fukushima, uma forma de homenagear a pessoas que perderam suas casas no terremoto e tsunami em 2011.
Veja Também
» Presidente do Comitê Olímpico de Tóquio 2020 pede demissão
» Tóquio apresenta pictogramas das modalidades para os Jogos de 2020
O artista plástico Yoshioka disse que quando fez o símbolo, pensou nas pessoas afetadas pelo desastre, na recuperação mental e no desejo de paz. Segundo ele, a tocha foi projetada para brilhar com a luz do sol, enquanto a tecnologia usada nela permitirá manter a chama acesa mesmo com chuva e ventos fortes.
De acordo com o design, a expectativa é que os atletas, que farão o revezamento da tocha, também “brilhem e criem um caminho de esperança” por onde ela passar.
A chama olímpica será acesa na Grécia no próximo dia 12 de março e o revezamento no Japão começará no dia 26 de março de 2020, no centro de treinamento de futebol da J-Village, em Fukushima.
A tocha percorrerá todas as 47 prefeituras do Japão, durante o período de 121 dias que anteceder a cerimônia de abertura.
Com uma estimativa de 80 a 90 portadores de tocha por dia, os organizadores devem preparar cerca de 10 mil tochas para o revezamento que será concluído no Novo Estádio Nacional de Tóquio em 24 de julho de 2020, para o início das Olimpíadas.
MN – Mundo-Nipo.com
Fontes: NHK News | Kyodo News Sports.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.