Japão se inspira na flor de cerejeira para produzir a tocha olímpica

Com 71 cm de altura, a belíssima tocha tem tons em dourado mesclado com rosa e seu formato é de uma flor de cerejeira estilizada.
Tocha Olimpica dos Jogos de Toquio Reproducao YouTube Edicao MN 02
Tocha Olímpica dos Jogos de Tóquio em 2020 | Reprodução/YouTube/Edição MN

Com o formato de uma flor de cerejeira estilizada, a tocha olímpica foi apresentada nesta quarta-feira pelo Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio 2020.

A tocha tem 71 centímetros de comprimento e pesa 1,2 kg. Ela tem tons em dourado e rosa e formato da icônica flor de cerejeira. Segundo os organizadores dos Jogos, o símbolo olímpico foi projetado de modo que as cinco chamas se encontrassem.

A belíssima tocha é trabalho do designer Tokujin Yoshiokae e foi apresentada ao mundo primeiramente por Tadahiro Nomura, tricampeão olímpico de judô. O atleta é um dos embaixadores do revezamento da tocha.

Realizar este trabalho excelente, francamente me dá calafrios. Eu só posso imaginar a alegria nos rostos das pessoas ao longo da rota do revezamento quando virem a tocha, disse o judoca.

Tocha Olimpica dos Jogos de Toquio Kyodo 900x600 04
O tricampeão olímpico Tadahiro Nomura apresenta a Tocha Olímpica | Reprodução/YouTube

Além do motivo de flor de cerejeira, a tocha também lembra a imagem dos cinco anéis olímpicos. Ela é feita de alumínio, com 30% de material reciclado de resíduos de construção de habitações temporárias de Iwate, Miyagi e Fukushima, uma forma de homenagear a pessoas que perderam suas casas no terremoto e tsunami em 2011.

Veja Também
» Presidente do Comitê Olímpico de Tóquio 2020 pede demissão 
» Tóquio apresenta pictogramas das modalidades para os Jogos de 2020

O artista plástico Yoshioka disse que quando fez o símbolo, pensou nas pessoas afetadas pelo desastre, na recuperação mental e no desejo de paz. Segundo ele, a tocha foi projetada para brilhar com a luz do sol, enquanto a tecnologia usada nela permitirá manter a chama acesa mesmo com chuva e ventos fortes.

Tocha Olimpica dos Jogos de Toquio Kyodo 900x600 02
A tocha tem o formato perfeito da flor de cerejeira | Foto: Reprodução/YouTube/Kyodo

De acordo com o design, a expectativa é que os atletas, que farão o revezamento da tocha, também “brilhem e criem um caminho de esperança” por onde ela passar.

A chama olímpica será acesa na Grécia no próximo dia 12 de março e o revezamento no Japão começará no dia 26 de março de 2020, no centro de treinamento de futebol da J-Village, em Fukushima.

A tocha percorrerá todas as 47 prefeituras do Japão, durante o período de 121 dias que anteceder a cerimônia de abertura.

Com uma estimativa de 80 a 90 portadores de tocha por dia, os organizadores devem preparar cerca de 10 mil tochas para o revezamento que será concluído no Novo Estádio Nacional de Tóquio em 24 de julho de 2020, para o início das Olimpíadas.

MN – Mundo-Nipo.com
Fontes: NHK News | Kyodo News Sports.

Total
0
Shares
Previous Article
Momo escultura Foto Reproducao Edicao de imagem MN

Momo volta à web para incitar suicídio entre crianças

Next Article
Japoneses rindo Foto iStock Free 02

Japão e Brasil caem 4 posições no ranking de felicidade da ONU

Related Posts