Atualizado em 20/08/2018 – às 12h57
O Comitê Olímpico Japonês anunciou que expulsou, nesta segunda-feira (20), quatro jogadores da seleção de basquete do Japão que disputa os Jogos Asiáticos na cidade de Jacarta, na Indonésia. De acordo com o Comitê, os atletas foram flagrados na noite da última quinta, em fotos divulgadas em um jornal local, em um famoso bairro de prostituição da capital indonésia, com roupas da equipe nacional.
O ocorrido aconteceu logo depois da vitória do Japão sobre o Catar por 82 a 71, pela fase de grupos da competição de basquete masculino.
Apesar de o “incidente” ter ocorrido na semana passada, a decisão pela expulsão dos quatro jogadores – Yuya Nagayoshi, Takuya Hashimoto, Takuma Sato e Keita Imamura – só foi definida nesta segunda-feira, e veio acompanhada de um pedido de desculpas por parte das autoridades esportivas japonesas.
“Me sinto envergonhado”, afirmou o diretor da delegação japonesa, Yasuhiro Yamashita, ao pedir desculpas aos torcedores e a seu país.
“Gostaria de pedir, humildemente, desculpas ao povo japonês, ao Comitê Olímpico do Japão e a todos que apoiam o basquete por este incidente deplorável”, afirmou o presidente da Confederação de Basquete do Japão, Yuko Mitsuya, em um comunicado.
“Decidiremos a punição apropriada para os quatro jogadores depois de ouvir todos os fatos. Temos que trabalhar mais para garantir que este tipo de escândalo não volte a acontecer”, completou.
A notícia da expulsão dos quatro jogadores da seleção de basquete, que tiveram de pagar as passagens de volta de seus próprios bolsos, significa mais uma grande vergonha para o Japão, que nos Jogos Asiáticos de 2014, em Incheon (Coreia do Sul), se viu obrigado a retirar da competição um nadador que roubou a câmera de um jornalista.
Agora com apenas oito jogadores – cinco titulares e três reservas -, a seleção do Japão entrará em quadra novamente nesta quarta-feira contra Hong Kong.
A Indonésia recebe quase 16.000 atletas de 45 países asiáticos em Jacarta e Palembang, a outra cidade com eventos dos Jogos Asiáticos.
Os quatro atletas chegaram nesta tarde (hora local) no Japão. Eles foram recebidos por um fãs, curiosos e muitos repórteres, inclusive da mídia internacional. Veja no vídeo abaixo (YouTube@Kyodo):
Fontes: France-Presse (AFP) | Estadão Conteúdo | Kyodo.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.