Sumô: Kotoshogiku derrota mais um yokozuna e amplia chances de título

Kotoshogiku se tornou o primeiro lutador na história do sumô a derrotar três yokozunas em um único torneio e está perto de dar um título ao Japão após 10 anos.
Kotoshogiku vence Harumafuji no 12 dia do torneio de sumo de ano novo 2016 Foto Kyodo 900x700

O ozeki Kotoshogiku, do Japão, venceu o yokozuna Harumafuji nesta quinta-feira (21), tornando-se assim o primeiro lutador da história do sumô moderno a conseguir o intento de derrotar três yokozunas em um único torneio. Além disso, o japonês segue como único invicto no 12º dia do Torneio de Sumô de Ano Novo (Hatsu Basho), disputado em Tóquio.

Kotoshogiku vence Harumafuji no 12º dia Torneio de Sumô de Ano Novo 2016 (Foto: Kyodo)
Kotoshogiku não encontrou dificuldades para derrotar o yokozuna Harumafuji (Foto: Kyodo)

Com a derrota de hoje, Harumafuji soma agora duas derrotas. O outro yokozuna, Kakuryu, já perdeu por três vezes. Entre todos os lutadores que participam do torneio, Hakuho é o que tem mais chances de conseguir alcançar kotoshogiku.

Para conseguir conquistar o torneio, o recordista de títulos (35 títulos na divisão Makuuchi) e que é amplamente considerado uma “lenda viva” do esporte milenar, precisa vencer todos seus confrontos restantes e torcer para que Kotoshogiku perca ao menos uma luta entre as três que restam até o fim da edição 2016 do Hatsu Basho, o que forçará um duelo de desempate entre eles.

Entretanto, Kotoshogiku já enfrentou e venceu a maioria dos principais lutadores nesse torneio, incluindo o trio de yokozuna e o ozeki Kisenosato. Entre os lutadores de alto escalão, Kotoshogiku só não lutou contra o ozeki Goeido, que tem oito derrotas, e o sekiwake Tochiozan, que soma cinco derrotas – ambos não estão bem neste torneio.

Além disso, o duelo de Kotoshogiku amanhã é contra Toyonoshima (maegashira número 7), um lutador que, apesar de experiente, perdeu 26 dos 38 confrontos realizados até hoje com Kotoshogiku. Já Hakuho terá pela frente o yokozuna Kakuryu e ainda precisará enfrentar o yokozuna Harumafuji até o fim do torneio.

Mediante a isso, Kotoshogiku, de 32 anos, tem grandes chances não só de conquistar o título, mas também de terminar o torneio com um raro registro perfeito, ou seja, “quinze vitórias e nenhuma derrota”.

“Eu fiz o que tinha que fazer e deu tudo certo”, afirmou Kotoshogiku, de 32 anos, à emissora ‘NHK’ após derrotar Harumafuji. O japonês, que busca o primeiro título da carreira na seleta Makuuchi (1ª divisão do sumô), disse ainda que seu principal rival é ele mesmo. “Estou ficando mais calmo a cada dia que passa […] só tenho que vencer uma batalha comigo mesmo para alcançar o título”, concluiu.

Há exatos 10 anos que os japoneses não conquistam um yusho (campeonato) em qualquer um dos seis torneios de sumô na divisão Makuuchi e que compõe a “Copa do Imperador”. O último japonês a faturar um yusho foi o ozeki Tochiazuma, que conseguiu o título justamente no Torneio de Sumô de Ano Novo, em janeiro 2006.

Neste torneio, Kotoshogiku se tornou o primeiro lutador na história do sumô moderno, a partir do século 19, a derrotar três yokozunas em um único basho oficial.

Já o brasileiro Kaisei perdeu para o ozeki Kisenosato e totaliza agora nove derrotas contra apenas três vitórias. Isso significa que, mesmo vencendo as três lutas restantes, o brasileiro terminará sua participação na edição 2016 do Hatsu Basho com um registro negativo.

Todos os seis torneios oficiais da divisão Makuuchi têm quinze dias de duração e o mínimo exigido de vitórias em cada um dos torneios é oito, ou seja, o lutador tem que encerrar sua participação com mais vitórias do que derrotas, caso contrário, sofrerá rebaixamento de posto no torneio seguinte.

Veja abaixo os resultados desta quinta-feira, décimo segundo dos quinze dias que compõe o Grande Torneio de Sumô de Ano Novo 2016 (Hatsu Basho), que acontece até o dia 24 de janeiro na arena Ryogoku Kokugikan, em Tóquio.

Kitataiki (Maegashira 15) *7-5 venceu Amuru (Maegashira 11) *5-7

Mitakeumi (Maegashira 10) *4-6-2 venceu Toyohibiki (Maegashira 14) *7-5

Sadanoumi (Maegashira 9) *5-7 venceu Kagayaki (Maegashira 16) *2-10

Takanoiwa (Maegashira 13) *9-3 venceu Gagamaru (Maegashira 9) *6-6

Chiyootori (Maegashira 10) *4-5-3 venceu Myogiryu (Maegashira 8) *5-7

Shodai (Maegashira 12) *8-4 venceu Takayasu (Maegashira 8) *9-3

Homarefuji (Maegashira 15) *3-9 venceu Tokushoryu (Maegashira 6) *3-9

Takekaze (Maegashira 13) *9-3 venceu Okinoumi (Maegashira 6) *8-4

Toyonoshima (Maegashira 7) *10-2 venceu Sokokurai (Maegashira 5) *6-6

Kotoyuki (Maegashira 4) *7-5 venceu Chiyotairyu (Maegashira 12) *7-5

Tamawashi (Maegashira 7) *4-8 venceu Ichinojo (Maegashira 3) *1-11

Takarafuji (Maegashira 2) *7-5 venceu Kyokushuho (Maegashira 4) *4-8

Ikioi (Komusubi) *4-8 venceu Aoiyama (Maegashira 2) *4-8

Tochinoshin (Komusubi) *5-7 venceu Shohozan (Maegashira 1) *3-9

Aminishiki (Maegashira 1) *5-6-1 venceu Yoshikaze (Sekiwake) *6-6

Kisenosato (Ozeki) *7-5 venceu Kaisei (Maegashira 3) *3-9

Hakuho (Yokozuna) *11-1 venceu Goeido (Ozeki) *4-8

Kotoshogiku (Ozeki) *12-0 venceu Harumafuji (Yokozuna) *10-2

Kakuryu (Yokozuna) *9-3 Tochiozan venceu (Sekiwake) *5-7

Significado dos símbolos
• O posto de cada lutador está entre parênteses.
• Números com asterisco na frente significam o resultado atual de cada lutador: o primeiro número representa a quantidade de vitórias, enquanto o número posterior representa o somatório de derrotas.

Confira o vídeo com as lutas de hoje (créditos: Kintamayama/YouTube):

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Haruhiko Kuroda Foto Kenichiro Shino AJW Images 900x600 21 01 2016

Afrouxamento monetário poderá ocorrer por compra de ativos, diz BC do Japão

Next Article
Controle remoto de TV Foto Shutterstock 900x550 21 01 2016

TV por assinatura no Brasil passa pela pior crise desde 2003

Related Posts