O ozeki Kotoshogiku, do Japão, venceu o yokozuna Harumafuji nesta quinta-feira (21), tornando-se assim o primeiro lutador da história do sumô moderno a conseguir o intento de derrotar três yokozunas em um único torneio. Além disso, o japonês segue como único invicto no 12º dia do Torneio de Sumô de Ano Novo (Hatsu Basho), disputado em Tóquio.
Com a derrota de hoje, Harumafuji soma agora duas derrotas. O outro yokozuna, Kakuryu, já perdeu por três vezes. Entre todos os lutadores que participam do torneio, Hakuho é o que tem mais chances de conseguir alcançar kotoshogiku.
Para conseguir conquistar o torneio, o recordista de títulos (35 títulos na divisão Makuuchi) e que é amplamente considerado uma “lenda viva” do esporte milenar, precisa vencer todos seus confrontos restantes e torcer para que Kotoshogiku perca ao menos uma luta entre as três que restam até o fim da edição 2016 do Hatsu Basho, o que forçará um duelo de desempate entre eles.
Entretanto, Kotoshogiku já enfrentou e venceu a maioria dos principais lutadores nesse torneio, incluindo o trio de yokozuna e o ozeki Kisenosato. Entre os lutadores de alto escalão, Kotoshogiku só não lutou contra o ozeki Goeido, que tem oito derrotas, e o sekiwake Tochiozan, que soma cinco derrotas – ambos não estão bem neste torneio.
Além disso, o duelo de Kotoshogiku amanhã é contra Toyonoshima (maegashira número 7), um lutador que, apesar de experiente, perdeu 26 dos 38 confrontos realizados até hoje com Kotoshogiku. Já Hakuho terá pela frente o yokozuna Kakuryu e ainda precisará enfrentar o yokozuna Harumafuji até o fim do torneio.
Mediante a isso, Kotoshogiku, de 32 anos, tem grandes chances não só de conquistar o título, mas também de terminar o torneio com um raro registro perfeito, ou seja, “quinze vitórias e nenhuma derrota”.
“Eu fiz o que tinha que fazer e deu tudo certo”, afirmou Kotoshogiku, de 32 anos, à emissora ‘NHK’ após derrotar Harumafuji. O japonês, que busca o primeiro título da carreira na seleta Makuuchi (1ª divisão do sumô), disse ainda que seu principal rival é ele mesmo. “Estou ficando mais calmo a cada dia que passa […] só tenho que vencer uma batalha comigo mesmo para alcançar o título”, concluiu.
Há exatos 10 anos que os japoneses não conquistam um yusho (campeonato) em qualquer um dos seis torneios de sumô na divisão Makuuchi e que compõe a “Copa do Imperador”. O último japonês a faturar um yusho foi o ozeki Tochiazuma, que conseguiu o título justamente no Torneio de Sumô de Ano Novo, em janeiro 2006.
Neste torneio, Kotoshogiku se tornou o primeiro lutador na história do sumô moderno, a partir do século 19, a derrotar três yokozunas em um único basho oficial.
Já o brasileiro Kaisei perdeu para o ozeki Kisenosato e totaliza agora nove derrotas contra apenas três vitórias. Isso significa que, mesmo vencendo as três lutas restantes, o brasileiro terminará sua participação na edição 2016 do Hatsu Basho com um registro negativo.
Todos os seis torneios oficiais da divisão Makuuchi têm quinze dias de duração e o mínimo exigido de vitórias em cada um dos torneios é oito, ou seja, o lutador tem que encerrar sua participação com mais vitórias do que derrotas, caso contrário, sofrerá rebaixamento de posto no torneio seguinte.
Veja abaixo os resultados desta quinta-feira, décimo segundo dos quinze dias que compõe o Grande Torneio de Sumô de Ano Novo 2016 (Hatsu Basho), que acontece até o dia 24 de janeiro na arena Ryogoku Kokugikan, em Tóquio.
Kitataiki (Maegashira 15) *7-5 venceu Amuru (Maegashira 11) *5-7
Mitakeumi (Maegashira 10) *4-6-2 venceu Toyohibiki (Maegashira 14) *7-5
Sadanoumi (Maegashira 9) *5-7 venceu Kagayaki (Maegashira 16) *2-10
Takanoiwa (Maegashira 13) *9-3 venceu Gagamaru (Maegashira 9) *6-6
Chiyootori (Maegashira 10) *4-5-3 venceu Myogiryu (Maegashira 8) *5-7
Shodai (Maegashira 12) *8-4 venceu Takayasu (Maegashira 8) *9-3
Homarefuji (Maegashira 15) *3-9 venceu Tokushoryu (Maegashira 6) *3-9
Takekaze (Maegashira 13) *9-3 venceu Okinoumi (Maegashira 6) *8-4
Toyonoshima (Maegashira 7) *10-2 venceu Sokokurai (Maegashira 5) *6-6
Kotoyuki (Maegashira 4) *7-5 venceu Chiyotairyu (Maegashira 12) *7-5
Tamawashi (Maegashira 7) *4-8 venceu Ichinojo (Maegashira 3) *1-11
Takarafuji (Maegashira 2) *7-5 venceu Kyokushuho (Maegashira 4) *4-8
Ikioi (Komusubi) *4-8 venceu Aoiyama (Maegashira 2) *4-8
Tochinoshin (Komusubi) *5-7 venceu Shohozan (Maegashira 1) *3-9
Aminishiki (Maegashira 1) *5-6-1 venceu Yoshikaze (Sekiwake) *6-6
Kisenosato (Ozeki) *7-5 venceu Kaisei (Maegashira 3) *3-9
Hakuho (Yokozuna) *11-1 venceu Goeido (Ozeki) *4-8
Kotoshogiku (Ozeki) *12-0 venceu Harumafuji (Yokozuna) *10-2
Kakuryu (Yokozuna) *9-3 Tochiozan venceu (Sekiwake) *5-7
Significado dos símbolos
• O posto de cada lutador está entre parênteses.
• Números com asterisco na frente significam o resultado atual de cada lutador: o primeiro número representa a quantidade de vitórias, enquanto o número posterior representa o somatório de derrotas.
Confira o vídeo com as lutas de hoje (créditos: Kintamayama/YouTube):
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.