O Japão avançou para as quartas de final da Copa da Ásia ao derrotar a Arábia Saudita por 1 a 0 nesta segunda-feira nos Emirados Árabes Unidos. Com o intento, a seleção japonesa terá pela frente o Vietnã na próxima fase, que se classificou ao bater a Jordânia nas oitavas de final.
O único gol dos japoneses foi marcado pelo zagueiro Takehiro Tomiyasu, que atua no Sint-Truidense, da Bélgica, em cabeçada após cobrança de escanteio, aos 20 minutos da primeira etapa.
Com o resultado, o Japão se manteve 100% no torneio, após três vitórias na fase de grupos, e segue em busca do pentacampeonato da Copa da Ásia, que conquistou em 1992, 2000, 2004 e 2011.
A seleção australiana também avançou na competição ao passar pelo Uzbequistão nas oitavas de final. Após empate sem gols no tempo normal, a Austrália fez 4 a 2 nos pênaltis e se classificou às quartas. O próximo adversário da equipe serão os Emirados Árabes Unidos.
Anfitriões avançam na prorrogação
Os Emirados Árabes sofreram, mas conseguiram bater o Quirguistão e avançar às quartas de final após vitória na prorrogação por 3 a 2. Os anfitriões do torneio marcaram com Khamis Esmaeel na primeira etapa, mas sofreram o empate com Mirlan Murzaev.
No segundo tempo, os EAU marcaram mais uma vez com Ali Ahmed Mabkhout, mas perderam a vantagem mais uma vez, agora com o tento de Tursunali Rustamov.
Após empate por 2 a 2 no tempo normal, os donos da casa tiveram um pênalti marcado ainda no primeiro tempo da prorrogação e não desperdiçaram. Ahmed Khalil converteu e deu a classificação aos Emirados Árabes.
Quartas de final
• Japão x Vietnã
• China x Irã
• Austrália x Emirados Árabes Unidos
• (Coreia do Sul ou Bahrein) x (Catar ou Iraque)
Fontes: Gazeta Esportiva | Kyodo News.