Esportes

Sumô: Kotoshogiku sofre primeira derrota no torneio em Tóquio

Mesmo com a derrota, Kotoshogiku tem grandes chances de conquistar seu primeiro título na principal divisão do sumô.

O ozeki Kotoshogiku perdeu a invencibilidade no 13º dia do Torneio de Sumô de Ano Novo (Hatsu Basho), disputado em Tóquio. Nesta sexta-feira (22), Kotoshogiku sofreu uma derrota inesperada para o maegashira Toyonoshima, deixando escapar a vantagem de uma vitória que mantinha sobre o Yokozuna Hakuho que, por sua vez, derrotou hoje seu compatriota e companheiro de posto, o yokozuna Kakuryu.

Hakuho vence Kakuryu no 13º dia do Torneio de Sumô de Ano Novo 2016 (Foto: Kyodo)

Hakuho derrotou Kakuryu com certa facilidade (Foto: Kyodo)

Mesmo com a derrota, Kotoshogiku, de 32 anos, tem grandes chances de conquistar seu primeiro título na divisão Makuuchi (1ª divisão do sumô), isso porque ele já enfrentou e venceu a maioria dos principais lutadores nesse torneio, incluindo o trio de yokozuna, enquanto Hakuho terá pela frente o ozeki Kisenosato – um dos poucos lutadores da atualidade que “de vez em quando” consegue vencê-lo.

Além disso, Hakuho, que é o maior detentor de títulos da era moderna do sumô (faturou 35 torneios), ainda não enfrentou o yokozuna Harumafuji, que conquistou o último torneio e pode derrotar Hakuho caso esteja concentrado. Isso porque Harumafuji é considerado o sumotori (lutador de sumô) com a melhor técnica da atualidade, mas as vezes se desconcentra e perde para lutadores de postos inferiores devido ao excesso de confiança na própria habilidade.

Há exatos 10 anos que os japoneses não conquistam um yusho (campeonato) em qualquer um dos seis torneios de sumô na divisão Makuuchi e que compõe a “Copa do Imperador”. O último japonês a faturar um yusho foi o ozeki Tochiazuma, que conseguiu o título justamente no Torneio de Sumô de Ano Novo, em janeiro 2006.

Neste torneio, Kotoshogiku se tornou o primeiro lutador na história do sumô moderno, a partir do século 19, a derrotar três yokozunas em um único basho oficial. Portanto, o Japão está depositando suas esperanças em Kotoshogiku para comemorar um título após 10 anos de jejum.

Enquanto isso, Kaisei sofreu a oitava derrota consecutiva e totaliza agora dez derrotas contra apenas três vitórias. Isso significa que o brasileiro terminará sua participação na edição 2016 do Hatsu Basho com um registro negativo e sofrerá rebaixamento de posto no torneio seguinte.

Veja abaixo os resultados desta sexta-feira, décimo terceiro dos quinze dias que compõe o Grande Torneio de Sumô de Ano Novo 2016 (Hatsu Basho), que acontece até o dia 24 de janeiro na arena Ryogoku Kokugikan, em Tóquio.

Amuru (Maegashira 11) *6-7 venceu Kagayaki (Maegashira 16) *2-11

Homarefuji (Maegashira 15) *4-9 venceu Chiyootori (Maegashira 10) *4-6-3

Gagamaru (Maegashira 9) *7-6 venceu Takekaze (Maegashira 13) *9-4

Chiyotairyu (Maegashira 12) *8-5 venceu Takayasu (Maegashira 8) *9-4

Myogiryu (Maegashira 8) *6-7 venceu Kitataiki (Maegashira 15) *7-6

Mitakeumi (Maegashira 10) *5-6-2 venceu Tamawashi (Maegashira 7) *4-9

Okinoumi (Maegashira 6) *9-4 venceu Takanoiwa (Maegashira 13) *9-4

Toyohibiki (Maegashira 14) *8-5 venceu Sokokurai (Maegashira 5) *6-7

Kyokushuho (Maegashira 4) *5-8 venceu Sadanoumi (Maegashira 9) *5-8

Aoiyama (Maegashira 2) *5-8 venceu Shodai (Maegashira 12) *8-5

Shohozan (Maegashira 1) *4-9 venceu Tokushoryu (Maegashira 6) *3-10

Kotoyuki (Maegashira 4) *8-5 venceu Aminishiki (Maegashira 1) *5-7-1

Tochinoshin (Komusubi) *6-7 venceu Kaisei (Maegashira 3) *3-10

Ichinojo (Maegashira 3) *2-11 venceu Ikioi (Komusubi) *4-9

Yoshikaze (Sekiwake) *7-6 venceu Takarafuji (Maegashira 2) *7-6

Tochiozan (Sekiwake) *6-7 venceu Goeido (Ozeki) *4-9

Toyonoshima (Maegashira 7) *11-2 venceu Kotoshogiku (Ozeki) *12-1

Hakuho (Yokozuna) *12-1 venceu Kakuryu (Yokozuna) *9-4

Harumafuji (Yokozuna) *11-2 venceu Kisenosato (Ozeki) *7-6

Significado dos símbolos
• O posto de cada lutador está entre parênteses.
• Números com asterisco na frente significam o resultado atual de cada lutador: o primeiro número representa a quantidade de vitórias, enquanto o número posterior representa o somatório de derrotas.

Confira o vídeo com as lutas de hoje (créditos: Kintamayama/YouTube):

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.