Comitê pré-seleciona 8 esportes candidatos à inclusão em Tóquio 2020

Caratê e beisebol estão incluídos, esportes que podem conquistar medalhas para o Japão nas Olimpíadas Tóquio 2020.

Do Mundo-Nipo com Agências

O comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 divulgou nesta segunda-feira (22) uma lista com oito novas modalidades esportivas pré-selecionadas para participar das olimpíadas na capital japonesa. Na lista, aparecem o beisebol e o softbol, o boliche, o caratê, a patinação, a escalada, o squash, o surfe e o wushu (kung-fu) como os candidatos pré-selecionados.

As federações internacionais destas disciplinas foram selecionadas entre as 26 que apresentaram sua solicitação ao Comitê Organizador de Tóquio 2020, que agora deverá escolher um número reduzido delas para apresentá-la ao Comitê Olímpico Internacional (COI) como candidatas finais.

O Comitê Organizador de Tóquio abriu no dia 11 de maio o processo de seleção de novas provas esportivas e no dia 30 de setembro divulgará a relação daquelas que serão propostas ao COI.

“A decisão foi tomada por unanimidade”, disse Fujio Mitarai, que presidiu o júri que selecionou as oito modalidades.

Dentre os oito candidatos pré-selecionados, serão escolhidos “um ou mais” esportes adicionais para participar das olimpíadas da capital japonesa. Para isso, se levará em conta o potencial destes esportes para “promover o movimento olímpico e seus valores”, e especialmente entre os jovens, assim como sua capacidade de “atrair novas audiências no Japão e no resto do mundo”, de acordo com as explicações de Mitarai.

Entre os pré-selecionados estão esportes que tinham aspirações olímpicas há muito tempo, como beisebol e softbol, caratê e squash. O basebol e o softbol são extremamente importantes no Japão e já fizeram parte do programa nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, sendo que o basebol é um esporte profissional no país e os seus melhores atletas jogam na principal Liga, nos Estados Unidos.

A Federação Internacional de Patinação (FIRS, na sigla em inglês), um organismo que aglutina as categorias de hóquei sobre patins, patinação artística sobre rodas, patinação de velocidade sobre patins in line e hóquei sobre patins in line, tenta sua primeira participação em olimpíadas.

Os outros pré-selecionados são a Federação Internacional de Boliche, a de Escalada Esportiva, a de surfe e a de wushu, categoria de origem chinesa que já foi candidata a participar como esporte de exibição nas Olimpíadas de Pequim 2008.

Dentre as federações interessadas em estar em Tóquio 2020 ficaram fora algumas que participaram de edições anteriores nos Jogos Olímpicos, como a de polo e a de cabo de guerra, assim como disciplinas que mantêm aspirações olímpicas há muito tempo, como xadrez, bridge e bilhar.

No começo de agosto, este painel realizará audiências com os responsáveis das oito federações pré-selecionadas para questionar-lhes sobre aspectos como o tipo de provas em que consistiria sua participação olímpica, e no final de setembro escolherá algumas delas como candidatas finais.

A decisão final deve ser ratificada pela 129ª Sessão do COI, que se reunirá no Rio de Janeiro pouco antes da realização dos Jogos de 2016. O painel que selecionará as disciplinas está composto por dirigentes esportivos, empresariais e políticos japoneses.

(Com informações das agências EFE e Kyodo)

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Japão doa US$ 3,5 milhões aos rohingyas refugiados de Myanmar

Next Article

Japão e Coreia do Sul entram em acordo sobre locais recomendados à Unesco

Related Posts