Premiê japonês faz sucesso na web após encerramento da Rio-2016

Nesta segunda feira-feira, palavras relacionadas à “Shinzo Abe” e “Super Mario” estavam entre as mais buscadas na internet.
Shinzo Abe aparece vestido de Mario no encerramento da Rio 2016 Foto Reproducao TV Globo 01
Reprodução/TV Globo

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro foram encerrados oficialmente no domingo, no Maracanã, e mais uma vez surpreendeu o mundo, com a mídia internacional não poupando elogios ao evento que, mesmo sob chuva, conseguiu dar um show inovador com muita música, belas sequências artísticas e várias surpresas.

A surpresa mais marcante, no entanto, ficou por conta do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, se “transformando” no personagem de videogame Super Mario e aparecendo no centro do Maracanã.

Ninguém esperava o líder japonês participando do evento como uma das atrações do espetáculo. Pelo fato de o Japão ser o próximo país sede dos Jogos Olímpicos, era esperado que Abe, juntamente com a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, recebesse a bandeira olímpica do prefeito Eduardo Paes. Contudo, a bandeira foi recebida apenas pela governadora, até que, minutos depois, o evento mais uma vez surpreendeu após o premiê sair de um cano e surgir no centro do Maracanã transformado no mais famoso personagem dos games.

Desde o encerramento da cerimônia, internautas de todo o mundo não só procuram por imagens de Abe transfigurado em Mario, como também há uma enormidade de buscas relacionadas aos games da franquia Mario Bros. para Wii e para emuladores e versões para PC, indica o site Google Trends.

Na manhã desta segunda-feira (22), as buscas no Brasil relacionadas como “jogar Super Mario” e “Super Mario Bros download PC” estão em alta de até 100%, enquanto termos relacionados ao Nintendo Wii aumentaram 250% no Google. Já a palavra “Shinzo Abe” saltou 300% e a “shinzo abe mario” está entre as 100 mais procuradas. O Google Trends não informa o número total de buscas, apenas a porcentagem do aumento. Veja mais informaçõs aqui.

Destaques na cerimônia de encerramento
Sob chuva, com música elogiada pela mídia internacional e belas sequências artísticas, os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro foram encerrados oficialmente ontem (21) a noite no Maracanã.

A trilha sonora foi um espetáculo à parte, com muitos elogios e misturando ritmos como frevo e forró e artistas como Roberta de Sá, Lenine e Martinho da Vila. O espetáculo artístico, também. Por parte do Brasil, homenagens aos artesãos, às rendeiras e aos artistas de barro, com belas coreografias e um belo carnaval no fim.

Na apresentação de transição dos Jogos do Rio-2016 para Tóquio-2020, um dos momentos mais divertidos ficou por conta do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, se “transformando” no personagem de videogame Mario.

Principais nomes da Olimpíada, os atletas aderiram bem ao evento de encerramento. A organização ficou surpresa com a aparição de cerca de sete mil deles, o que não é comum em um encerramento de Olimpíadas.

Além das apresentações e coreografias, um dos pontos mais notáveis da cerimônia foi a participação da saltadora russa Yelena Isinbayeva. Vetada de participar do evento por causa da suspensão do país pela IAAF, ela – que tem dois ouros e um bronze olímpicos – marcou presença por ser da Comissão de Atletas eleita para representar a Olimpíada. Ela anunciou sua aposentadoria do esporte no Brasil.

No âmbito mais político, a ausência notável ficou por conta do presidente interino Michel Temer. Ele foi representado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

O encaminhamento final começou com um discurso do presidente do Comitê Rio 2016 e do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman. “Sou o homem mais feliz do mundo. O melhor lugar do mundo é aqui. Os Jogos vão ficar na memória e no coração dos homens, mulheres e jovens que foram tocados pela chama olímpica. O Rio fez história. Foram sete anos de trabalho. Valeu cada dia, cada minuto, cada segundo. Boa sorte a Tóquio”.

O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, acrescentou com um “Jogos maravilhosos da Cidade Maravilhosa. A Olimpíada fará o Rio melhor sem dúvidas”.

Depois, os organizadores deram mais um show de criatividade quando a inovadora pira olímpica teve suas chamas apagadas por uma chuva artificial.

©Gazeta do Povo
©Gazeta do Povo

Apresentação do Japão como próxima sede dos Jogos Olímpicos
Enquanto samba e futebol foram o tema associado aos Jogos Olímpicos no Brasil, personagens de anime e mangá (desenhos animados e histórias em quadrinhos japoneses) e videojogos serão o destaque das próximas Olimpíadas, que terão lugar em Tóquio.

No vídeo de apresentação da Tóquio-2020, mostrado na cerimônia de encerramento, incluíam os personagens Pac-Man, Doraemon, Oliver e Benji, Hello Kitty, além de Super Mario.

Em destaque no desfile de “passagem do testemunho” estiveram ainda vários marcos da cultura japonesa e, para expressar o agradecimento pelo apoio após a tragédia do terremoto em 2011 que devastou parte do nordeste japonês, um grande “arigato” (obrigado) foi formado durante uma coreografia de crianças.

Fontes: G1 | ESPN | Google Trends.

Total
0
Shares
Previous Article
Tufao Mindulle levou ventos fortes em Toquio Foto Kyodo

Centenas de voos cancelados no Japão por chegada de poderoso tufão

Next Article
Posto de combustivel Eneos proximo ao Monte Fuji Foto Creative Commons TW765927

Japão registra declínio histórico no número de postos de combustível

Related Posts