Kaisei, único lutador brasileiro a figurar no Makuuchi (primeira divisão do sumô no Japão), conquistou nesta quarta-feira (23) a oitava vitória na edição 2016 do Grande Torneio de Sumô de Primavera. Disputado em Osaka, o 11º dia de competição foi marcado pela derrota do ozeki Kisenosato para o Yokozuna Hakuho, o que representou a primeira derrota do japonês no torneio. Contudo, ele ainda lidera a competição, mas ao lado de Hakuho e do Ozeki Goeido, que hoje postou uma bela vitória sobre o yokozuna Harumafuji.
Kaisei venceu com facilidade o jovem Mitakeumi (maegashira 13), de apenas 23 anos, que é considerado a mais nova promessa japonesa no esporte. A vitória garantiu ao brasileiro o kachikoshi, que significa um registro positivo de mais vitórias do que derrotas, ou seja, mesmo que ele venha a perder todas as quatro lutas restantes, terminará o torneio com 8-7.
Quando um lutador alcança o kachikoshi, ele não pode ser rebaixado de posto e quase sempre é promovido no torneio seguinte. Contudo, Kaisei ainda tem 4 confrontos pela frente e pode melhorar ainda mais seu registro, o que o ajudará a conseguir promoções mais elevadas.
Ao entrar na arena do Bodymaker Colosseum nesta quarta-feira, o ozeki Kisenosato era o único invicto no torneio e grande esperança de um segundo título consecutivo para o Japão. Porém, o yokozuna Hakuho – maior detentor de títulos da era moderna do sumô – não estava disposto a sofrer uma segunda derrota na competição. O mongol partiu com tudo para cima do japonês, não dando chances para uma possível reação.
Apesar da derrota, Kisenosato poderá se recuperar caso ele e Hakuho terminem competição com o mesmo número de vitórias, o que forçará uma luta extra de desempate.
Entretanto, eles têm que se preocupar com o ozeki Goeido, que tem mostrado grande determinação depois de apresentar um péssimo desempenho no torneio passado. Hoje, o japonês superou de forma contundente o yokozuna Harumafuji. A vitória valeu à Goeido o direito de figurar como um dos líderes do torneio.
Confira o vídeo com as lutas de hoje (créditos: Kintamayama/YouTube):
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.