O judoca Naohisa Takato conquistou neste sábado (24) a primeira medalha de ouro do Japão nas Jogos de Tóquio no sábado, batendo o taiwanês Yang Yung-wei na final masculina na categoria até 60 kg.
Sua vitória veio logo depois que a judoca Funa Tonaki ganhou a primeira medalha japonesa nos Jogos de Tóquio. Tonaki ficou com a prata ao perder para Distria Krasniqi, de Kosovo, na final feminina até 48 kg.
Takato venceu Yang Yung Wei no “golden score” após o adversário receber sua terceira punição, o que equivale a um ippon.
Yeldos Smetov, do Cazaquistão, conquistou a medalha de bronze ao vencer Tornike Tsjakadoea, da Holanda, também no “ponto de ouro”. O outro bronze foi para o francês Luka Mkheidze, que superou o sul-coreano Kim Won-Jin.
Tricampeão mundial de judô, Takato confirmou o favoritismo que carregou para os Jogos. Ele também havia sido considerado favorito nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, mas acabou ficando com o bronze e, em seu país, alguns veículos classificaram o resultado como “humilhante”.
No Mundial de 2014, o japonês chamou a atenção por ter lutado sem um dente da frente que perdeu logo na primeira luta, após bater com a boca no joelho de seu adversário búlgaro, Yanislav Gerchev.
O Japão não conquistava uma medalha de ouro em sua categoria desde 2004, nos Jogos de Atenas.
O tricampeão mundial disse que ainda não tinha mensurado a importância de ganhar a primeira medalha de ouro do Japão.
“Não consigo pensar em nada agora, mas estou muito grato que as Olimpíadas de Tóquio puderam ser realizadas”, disse ele.
== Mundo-Nipo (MN)
Fonte: Kyodo News.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.