Esportes

Irmãos Abe faturam duas medalhas de ouro no judô em Tóquio

Hifumi e Uta Abe | ©Kyodo

É a primeira vez na história das Olimpíadas que dois irmãos conquistam medalhas de ouro em um esporte individual no mesmo dia.

Os irmãos Hifumi Abe e Uta Abe, do Japão, conquistaram medalhas de ouro ao vencer na categoria meio-leve do Judô nas Olimpíadas de Tóquio neste domingo (25), com Hifumi no masculino e Uta no feminino vencendo a final das categorias até até 66kg e 52kg, respectivamente.

Bicampeões mundiais, os irmãos tiveram um dia perfeito no Nippon Budokan, templo sagrado do judô em Tóquio. Foram apenas vitórias por ippon ou wazari.

A brasileira Larissa Pimenta teve o azar de cruzar o caminho de Uta Abe ainda nas oitavas de final. Acabou derrotada por ippon, sem chances de ir para a repescagem.

Daniel Cargnin teve um pouco mais de sorte: só encontrou Hifumi Abe na semifinal. Ele lutou de igual para igual, mas também não foi páreo para o número 5 do mundo, que o derrotou por ippon.

Na final, Uta Abe teve maior dificuldade. Ela foi ao ponto de ouro, e derrotou a francesa Amandine Buchard com uma imobilização após três minutos.

Uta Abe se emociona após vencer a francesa Amandine Buchard | ©Kyodo

Hifumi, por sua vez, dominou o georgiano Vazha Margvelashvili. Um wazari foi suficiente para garantir o ouro. Do lado de fora, a irmã Uta vibrou mais do que quando venceu Buchard.

Hifumi Abe conquista ouro após vencer o georgiano Vazha Margvelashvili | ©Kyodo

Com as vitórias dos irmãos Abe, o Japão já tem três ouros em quatro disputados na competição de Judô nos Jogos de Tóquio. Ontem, Naohisa Takato conquistou a primeira medalha de ouro do Japão nos Jogos de Tóquio. Ele derrotou o taiwanês Yang Yung-wei na final masculina da categoria até 60 kg.

A única categoria que o país não venceu foi o peso leve feminino (até 48kg), no qual a japonesa Funa Tonaki ficou com a prata, superada por Distria Krasniqi, de Kosovo.

== Mundo-Nipo (MN)
Fontes: ge Olimpíadas | Kyodo.