Na primeira final da história do skate nas Olimpíadas, o japonês Yuto Horigome se destacou e conquistou a medalha de ouro na modalidade street, enquanto o brasileiro Kelvin Hoefler ficou com a prata nas Olimpíadas de Tóquio.
Crescendo com as manobras, Yuto Horigome conseguiu a melhor nota (9.50) da disputa e totalizou 37.18 na pontuação para se sagrar o primeiro campeão olímpico do skate. O norte-americano Jagger Eaton ficou com o bronze.
Foi uma final digna de Olimpíadas, e uma performance estelar do brasileiro. Kelvin, de 28 anos, liderou a bateria durante a primeira metade, viu Horigomi passar à frente nas manobras individuais e fechou de forma perfeita, com sua melhor nota, para garantir a prata.
O ouro, porém, ficou com o melhor skatista do Japão, atual vice-campeão mundial e segundo colocado do ranking, que após um começo decepcionante nas duas voltas, assombrou com quatro manobras quase perfeitas.
Natural de Tóquio, Horigomi, de 20 anos, teve a melhor nota de toda a competição com um 9,50. O garoto americano Jagger Eaton, de 20 anos, ficou na terceira posição também graças a grandes manobras, mas errou as duas últimas tentativas, perdendo a chance de passar Kelvin e Horigomi.
Na fase qualificatória, outros dois brasileiros chegaram a competir, mas não conseguiram avançar. Giovanni Vianna terminou em 12°, com 28.15, enquanto Felipe Gustavo terminou em 14°, com 24.75.
== Mundo-Nipo (MN)
Fontes: ge Olimpíadas | Kyodo.