Retrospectiva 2022: Japão vence o Brasil no Mundial Sub-20 de Futebol Feminino

Com um gol de Yamamoto, a Seleção do Japão saiu na frente do placar, mas a Seleção Brasileira empatou com um golaço de Cris. Mas, para a tristeza do Brasil e alegria do Japão, Hamano marcou o gol da vitória japonesa.
Japão vence Brasil no Mundial Sub-20 Feminino | Foto: Reprodução / Twitter@FIFAWWC
Reprodução / Twitter@FIFAWWC

A Seleção Brasileira Sub-20 de Futebol Feminino foi derrotada pela Seleção do Japão por 2 a 1, no Estádio Nacional, na Costa Rica, dando adeus a Copa do Mundo Feminina Sub-20. Com um gol de Yamamoto, a Seleção do Japão saiu na frente do placar, mas a Seleção Brasileira empatou com um golaço de Cris. Mas, para a tristeza do Brasil, Hamano marcou o gol da vitória do Japão.

Na grande decisão, o Japão acabou derrotado pela Seleção da Espanha, por 3-1, ficando com o vice-campeonato. A Seleção Brasileira garantiu o terceiro lugar ao derrotar a Holanda por 4-1.

Relembrando o jogo entre Brasil e Japão pelas semifinais, a partida iniciou com a Seleção Brasileira, considerada favorita pelas principais casas de apostas esportivas, tomando a iniciativa das ações, mas a equipe esbarrou em uma marcação forte da Seleção Japonesa na partida realizada em 26 de agosto de 2022.

Aos 7 minutos do primeiro tempo, Ana Clara conseguiu lançar a bola na área para a zagueira Lauren, mas a goleira Oba ficou com a bola. Cerca de dez minutos depois, Yaya recebeu passe de Dudinha dentro da área e chutou para o gol, mas foi travada pela defesa do Japão. Depois desse ataque, a Seleção Japonesa melhorou bastante e passou a dominar o jogo.

Aos 25 minutos do primeiro tempo, a jogadora Yamamoto dominou a bola no peito na entrada da pequena área, sozinha, mas Tarciane conseguiu roubar a bola antes que o Japão pudesse finalizar. Emprara desperdiçando chances, as japonesas passaram a ficar mais com a posse de bola.

Depois de muito tentar, as japonesas finalmente conseguiram abrir o placar, aos 29 minutos do primeiro tempo, quando Yamamoto dominou a bola na entrada da área, puxou para a perna esquerda e chutou no canto da goleira Barbieri, que chegou a tocar na bola, mas não conseguiu evitar o gol japonês.

O Brasil foi para a frente buscando o empate na base das bolas aéreas e cruzamentos, mas a partida acabou indo para o intervalo com a vantagem da Seleção Japonesa. 

No segundo tempo, a Seleção Brasileira buscou atacar mais para conseguir o empate. Logo aos 3 minutos do segundo tempo, após um cruzamento para a área, Aline dividiu com a goleira do Japão e a bola sobrou para Luany, que chutou para o gol, mas a goleira conseguiu a defesa. A Seleção Brasileira começou a dominar as ações da partida e finalmente chegou ao empate aos 9 minutos da segunda etapa. Cris recebeu na entrada da área e chutou no ângulo de Oba, goleira do Japão, para marcar.

Desesperada em busca da vitória, a Seleção Brasileira não se contentou com o empate e não parou por aí. Dois minutos depois de marcar o gol de empate, aos 11, Yaya recebeu um cruzamento rasteiro de Bruninha e chutou cruzado, mas a zaga do Japão conseguiu tirar a bola em cima da linha. A Seleção Japonesa tentou responder aos 15 minutos em uma bola lançada para Yamamoto, autora do gol na primeira etapa. Entretanto, a goleira do Brasil, Gabi Barbieri, saiu bem do gol e ficou com a bola.

O Brasil seguiu tentando a virada com chutes de fora da área, mas não conseguiu levar perigo a meta adversária.

Com o tempo passando, o nervosismo do Brasil começou a aumentar enquanto o Japão se lançava aos contra-ataques. Aos 28 minutos da segunda etapa, Hamano recebeu livre na área do Brasil, mas quando foi bater para o gol, Lauren conseguiu travar na hora certa, salvando a Seleção Brasileira que, dede o início do segundo tempo, já dominava o jogo , mas se mostrava ansiosa na hora de definir as jogadas, até que o pior aconteceu.

Aos 39 minutos do segundo tempo, Hamano recebeu um lançamento e tocou por cobertura, na saída da goleira brasileira Gabi Barbieri, para marcar o segundo gol do Japão, jogando um balde de água fria nas pretensões brasileiras. 

Os últimos minutos de jogo foram de total pressão do Brasil, mas sem efetividade. A Seleção Japonesa saiu com a vitória e classificada para a grande final do torneio, mas não resistiu a excelente Seleção da Espanha, que venceu a grande final diante do Japão em confronto na Costa Rica por 3-1. A vitória da Espanha é considerada como uma revanche, já que em 2018, na final da Copa do Mundo Sub-20 feminina, foi a mesma, entre Japão e Espanha, vencida naquela ocasião pelo Japão pelo mesmo placar de 3 a 1.

Por sua vez, o Brasil seguiu para a disputa do terceiro lugar contra a Holanda, tendo conseguido golear e sair com a medalha de Bronze da competição como consolo.

Até o momento, não foi divulgado o calendário com os próximos compromissos das Seleções Brasileira e Japonesas de futebol feminino Sub-20 em 2023. 

Já a Seleção Brasileira Sub-20 Masculina se encontra em preparação para a disputa do Sul-Americano da categoria que será disputado na Colômbia entre os dias 19 de janeiro e 12 de fevereiro.

Sob o comando do técnico Ramon Menezes e com uma geração de grandes talentos, a seleção promete ir em busca do título da competição, um intento que não consegue conquistar desde o ano de 2011.

A Seleção Sub-20 Masculina do Japão também não possui ainda compromissos divulgados para o ano de 2023.

Foto: Reprodução / Twitter@FIFAWWC

Total
0
Shares
Previous Article
Pessoas caminham com dificuldade em meio a nevasca em Fukuoka | ©Kyodo

Japão se prepara para receber mais neve e frio congelante

Next Article
Pessoas no Japão de máscara | Foto: Athit Perawongmetha

Japão rebaixa Covid-19 para gripe sazonal a partir de maio

Related Posts