Atualizado em 28/12/2022
O gigante escocês Celtic F.C. tem como alvo o volante Tomoki Iwata, que foi destaque da J. League 2022, enquanto o técnico Ange Postecoglou prepara mais uma incursão na primeira divisão japonesa. O chefe do ‘Hoops’ (apelido do Celtic) é um grande admirador do futebol de Iwata, que foi um dos principais responsáveis pela conquista do Campeonato Japonês pelo Yokohama F-Marinos este ano.
Se você acompanha futebol japonês ou escocês, então verifique os melhores sites de jogos e coloque suas apostas com as melhores cotas em um time de sua preferência.
No ano passado, Postecoglou se lançou para contratar três jogadores do Extremo Oriente: o atacante internacional Daizen Maeda e os volantes Reo Hatate e Yosuke Ideguchi.
O atacante Pacy Kyogo Furuhashi já havia chegado em uma transferência de 4,6 milhões de libras do Vissel Kobe no final de julho, quando Postecoglou reformou o time titular.
O zagueiro central Yuki Kobayashi foi assinado da mesma equipe e seu contrato de cinco anos será carimbado quando a janela de transferência abrir em 1º de janeiro de 2023.
Agora, o líder do campeonato escocê está preparando um lugar para Iwata, que foi eleito o melhor jogador da J. League este ano, quando seu time, o Yokohama F-Marinos, foi o grande campeão do campeonato japonês este ano.
Ironicamente, o volante japonês poderia substituir o compatriota Ideguchi, que foi ligado a um retorno ao Japão. O atleta de 26 anos pode estar voltando para Gamba Osaka pela terceira vez.
Ideguchi foi infeliz com lesões em seu tempo nos campeonatos e foi afastado depois de um desafio em sua primeira participação na Copa da Escócia em Alloa, pouco depois de sua chegada à Escócia.
Ele jogou nos amistosos de pré-temporada e teve um passeio durante a Supercopa de Sydney, mas não conseguiu figurar em uma partida competitiva nesta campanha.
Ideguchi perdeu seu lugar na bicada para o papel de âncora com Callum McGregor, Matt O’Riley, Aaron Mooy, David Turnbull, James McCarthy e Oliver Abildgaard, emprestado para esse papel desde o início da temporada.
O ex-estrela internacional foi atormentado por lesões no tornozelo e na perna em seus 11 meses no clube e parece que ele vai cortar suas perdas e voltar para casa.
Ideguchi também teve uma péssima passagem de um ano no Leeds United antes de voltar ao Gamba Osaka em 2019. Agora, ele poderia completar o hat-trick das contratações para seu antigo clube, mas o Nagoya Grampus, grande rival do Gamba na J. League, também se diz interessado em contratá-lo.
Enquanto isso, Iwata, que levou o troféu de jogador do ano da J. League, deve se juntar ao gigante escocês Celtic por empréstimo, segundo o The Japan Times.

Sobre Tomoki Iwata
Iwata, de 25 anos, estreou na seleção principal em 2019 e fez parte da equipe vencedora do Campeonato E-1 do Leste Asiático do Japão em julho de 2022.
O Celtic conta com o atacante da Copa do Mundo Daizen Maeda e outros jogadores do Japão, como Kyogo Furuhashi e Reo Hatate.
Iwata foi transferido do Oita Trinita para o clube de Yokohama em 2021, e levou o Marinos ao seu primeiro título da J. League em três anos na temporada passada, que este ano terminou antes da Copa do Mundo no Catar.
== Mundo-Nipo (MN)
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.