O Japão derrotou a Coreia do Sul por 3 a 0 na quarta-feira (27), conquistando seu segundo Campeonato E-1 da Federação de Futebol do Leste Asiático. O torneio E-1 reúne jogadores locais com as principais seleções do Leste Asiático que é disputado desde 2003 (substituindo a antiga Copa Dinastia), informou a Kyodo News.
A seleção japonesa passa por um momento de desconfiança e a popularidade do técnico Hajime Moriyasu não anda muito alta, mas a vitória “convincente” contra os sul-coreanos levou o Japão a se redimir do empate com a China de três dias atrás.
A Coreia do Sul entrou no jogo com duas vitórias e precisava apenas de um empate no Toyota Stadium para garantir seu quarto campeonato consecutivo, mas o Japão se superou e terminou a competição com duas vitórias e um empate.
“Os jogadores realmente fizeram um ótimo trabalho”, disse o técnico dos Samurais Azuis, Hajime Moriyasu. “Através da determinação de todos, eles aumentaram a reputação da J-League e do futebol japonês”. completou.
Embora os coreanos tivessem a maior parte da posse de bola, raramente ameaçavam, e o Japão dominou o segundo tempo.
Joel Chima Fujita, meio-campista do Yokohama F. Marinos, fez um cruzamento perfeito em diagonal da direita para Yuki Soma, do Nagoya Grampus, cabecear aos 4 minutos do segundo tempo.
Ainda de acordo com a Kyodo, o zagueiro do Sanfrecce Hiroshima, Sho Sasaki, cabeceou um escanteio 15 minutos depois e fez o 2 a 0. Dois minutos depois, Fujita, Nishimura e Koike, todos jogadores do Yokohama F Marinos, fizeram uma bonita triangulação para servir de bandeja para Shuto Machino, do Shonan Bellmare, transformou a partida em goleada ao marcar o gol do título na partida realizada no Toyota Stadium, na província de Aichi, no centro do Japão.
Melhores da Copa E-1
Yuki Soma, que já tinha sido o melhor em campo na primeira rodada, brilhou de novo e foi eleito o melhor jogador da Copa E-1. Segundo o site ge da Globo, Soma foi também foi artilheiro da competição, empatado com Machino, ambos com três gols.
Taniguchi foi eleito o melhor defensor e o sul-coreano Kim Dong-jun (que não jogou a final) ficou com o prêmio de melhor goleiro.
Nadeshiko
A seleção feminina também conquistou a Copa E-1, foi o quarto título das Nadeshiko (forma carinhosa que os japoneses chamam a seleção japonesa feminina de futebol) no torneio, sendo este o segundo consecutivo. As japonesas conquistaram o título da competição ao empatar em 0 a 0 com a China.
Depois de vencer a Coreia do Sul por 2 a 1, e Taiwan por 4 a 1, as Nadeshiko sabiam que só precisava de um empate para garantir o troféu, e foi o que fizeram na terça-feira (26), em partida realizada no Estádio Kashima, segundo a Kyodo.
Copa E-1 da EAFF – Classificação final masculina:
1º Japão: 7 pontos (+9)
2º Coreia do Sul: 6 pontos (+3)
3º China: 4 pontos (-2)
4º Hong Kong: 0 pontos (-10)
Copa E-1 da EAFF – Classificação final feminina:
1º Japão: 7 pontos (+4)
2º China: 5 pontos (+2)
3º Coreia do Sul: 4 pontos (+3)
4º Taiwan: 0 pontos (-9)
== Mundo-Nipo (MN)
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.