O Japão está se consolidando como o maior rival do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris, uma vez que, em diversas modalidades, os atletas japoneses têm superado os brasileiros, conquistando medalhas e complicando a campanha da delegação brasileira.
No judô, o Brasil perdeu as finais tanto no masculino quanto no feminino, com Willian Lima e Rafaela Silva ficando com a prata e o bronze, respectivamente. O judoca brasileiro perdeu a final para Hifumi Abe que, por sua vez, sagrou-se bicampeão olímpico. Aliás, Rafaela perdeu a na final após ser desclassificada ao projetar a cabeça no tatame para se defender, o que é proibido.
No skate street, as japonesas Coco Yoshikawa e Liz Akama dominaram a disputa, deixando Rayssa Leal com o bronze. No masculino, Yuto Horigome conquistou o bicampeonato olímpico, deixando Kelvin Hoefler fora do pódio.
Além do judô e do skate, o Japão também superou o Brasil no rugby sevens feminino, enquanto no futebol feminino, as japonesas venceram as brasileiras de virada, por 2 a 1, nos acréscimos da etapa final da partida, o que complicou a situação do Brasil para garantir vaga na próxima etapa da competição.
Por sua vez, no surfe, Filipe Toledo foi eliminado nas oitavas de final por Reo Inaba. A bateria foi dominada por ondas ruins e ambos quebraram suas pranchas. Contudo, o japonês levou a melhor por ter tido a sorte de pegar uma única onda que permitiu fazer manobras.
A sequência de derrotas para o Japão tem gerado grande frustração e levantado questionamentos sobre o desempenho dos atletas brasileiros na competição. A delegação brasileira, que chegou a Paris com grandes expectativas, agora precisa reagir para evitar um desempenho abaixo do esperado nos Jogos Olímpicos.
Derrotas recentes do Brasil para o Japão nos Jogos de Paris
- Final do judô masculino: Willian Lima (prata) x Hifumi Abe (Ouro)
- Bronze do judô feminino: Rafaela Silva (desclassificada) x Haruka Funakubo (bronze)
- Skate street feminino: Coco Yoshikawa (ouro); Liz Akama (prata) e Rayssa Leal (bronze)
- Skate street masculino: Yuto Horigome (ouro) e Kevin Hoefler (5º)
- Rugby de 7 (fase de grupos): Japão 39 x 12 Brasil
- Futebol feminino (fase de grupos): Japão 2 x 1 Brasil
- Surfe masculino (terceira rodada): Reo Inaba 6.0 (classificado x Filipe Toledo 2.46 (eliminado)
== Mundo-Nipo (MN)
Fontes: CNN News / The Japan Times Olympics
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.