Resultados do 1º dia do Grande Torneio de Sumô de Kyushu

No dia de abertura do torneio, os dois yokozuna e Kisenosato venceram, enquanto o brasileiro foi derrotado pelo pesadíssimo Aoiyama.

Do Mundo-Nipo

Harumafuji vs Shohozan no Torneio de Kyushu-2013 (Foto: Ryo Ikeda)
Em uma incrível demonstração de força, Harumafuji chegou a levantar Shohozan antes de jogá-lo para fora do ringue (Foto: Ryo Ikeda)

Os dois yokozuna e o ozeki Kisenosato venceram suas respectivas lutas neste domingo (10), dia de abertura do Torneio de Kyushu, que está sendo realizado no Fukuoka Kokusai Center, em Fukuoka, no sul de Kyushu, maior ilha do Japão.

Na luta final do primeiro dia de competição, a mais esperada pelo público que lotou a arena de Fukuoka, o yokozuna Hakuho, como sempre, não encontrou dificuldades para derrotar seu oponente. Logo após o início da partida, o yokozuna já havia conseguido segurar o cinto do Komusubi Okinoumi pela parte da frente. Com a vantagem, Hakuho então conduziu o komusubi até a borda para depois atirá-lo para fora do dohyo (ringue).

Hakuho, que conquistou seu 27º título da carreira no Torneio de Outono, em setembro, tem uma sequência de seis títulos no Torneio de Kyushu, onde luta para conquistar o quinto torneio consecutivo.

Lutando para apagar a má impressão deixada nos últimos torneios, Harumafuji irrompeu para cima do komusubi Shohozan na penúltima luta do dia, conseguindo uma vitória fácil sobre seu oponente. Durante o combate, o yokozuna chegou a levantar o komusubi em uma incrível demonstração de força antes de colocá-lo para fora do dohyo.

Desde sua promoção ao posto mais alto do sumo, Harumafuji não tem correspondido às expectativas. Nos dois últimos torneios, o mongol foi derrotado em dez ocasiões, registrando um duplo 10-5, resultado considerado ruim para um yokozuna. Membros do conselho da Associação Japonesa de Sumô não tem visto com bons olhos a atuação do yokozuna que, por sua vez, pode ser convidado a se aposentar caso não consiga um bom resultado em Fukuoka.

O ozeki Kisenosato lutou contra um determinado Myogiryu, mas teve calma, esperando o momento certo de arrancar para empurrar o primeiro no ranking dos maegashira para fora do dohyo.

Considerado a esperança maior de retorno do Japão ao posto mais alto do sumô, Kisenosato prometeu recentemente que fará de tudo para chegar a final do torneio em condições de disputar o título e, consequentemente, voltar a abrir a discussão entre os membros da associação sobre a promoção do japonês a yokozuna.

O outro ozeki do Japão, Kotoshogiku, não foi feliz em seu primeiro dia de combate no Fukuoka Kokusai Center. O experiente Aminishiki, primeiro entre os maegashira, prevaleceu ao puxar Kotoshogiku pelo pescoço, fazendo-o perder o equilíbrio para em seguida ser atirado ao chão e sofrer uma derrota prematura.

Kotooshu foi outro ozeki que perdeu neste primeiro dia de torneio, para o maegashira número dois, Toyonoshima. O búlgaro, que no torneio passado teve que se retirar após sofrer grave contusão, precisa conseguir um mínimo de oito vitórias em Fukuoka para manter seu status de ozeki para o próximo torneio.

Já o ozeki da Mongólia, Kakuryu, saiu vitorioso após vencer o compatriota Kyokutenho, maegashira número dois.

O sekiwake Tochiozan obteve uma vitória fácil sobre Takekaze, terceiro classificado entre os maegashira, enquanto o outro sekiwake, Goeido despachou rapidamente Takayasu, também terceiro entre os maegashira. A vitória motiva ainda mais Goeido que tem chances de ser promovido a ozeki caso consiga um desempenho tão bom quanto no Torneio de Outono, quando terminou com um impressionante registro de 11-4, o que lhe rendeu o prêmio de ‘Melhor Desempenho’.

O brasileiro foi derrotado pelo pesadíssimo Aoiyama, que neste torneio é companheiro de Kaisei no ranking dos maegashira- ambos são maegashira de número cinco.

 

Confira os resultados deste domingo (10), 1º dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Kyushu 2013:

Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão):

 VENCEDOR          *TÉCNICA        PERDEDOR
 +Kagamio     1-0  uwatenage       Tamaasuka    0-1
 Shotenro     1-0  kotenage        Osunaarashi  0-1
 Tokushoryu   1-0  yorikiri        Kyokushuho   0-1
 Gagamaru     1-0  oshidashi       Yoshikaze    0-1
 Fujiazuma    1-0  tsukitaoshi     Jokoryu      0-1
 Masunoyama   1-0  sukuinage       Tamawashi    0-1
 Kotoyuki     1-0  oshidashi       Tokitenku    0-1
 Kitataiki    1-0  sukuinage       Sadanofuji   0-1
 Takarafuji   1-0  uwatedashinage  Tenkaiho     0-1
 Toyohibiki   1-0  oshitaoshi      Endo         0-1
 Chiyotairyu  1-0  hikiotoshi      Ikioi        0-1
 Aoiyama      1-0  hatakikomi      Kaisei       0-1
 Homasho      1-0  hikiotoshi      Tochinowaka  0-1
 Tochiozan    1-0  hatakikomi      Takekaze     0-1
 Goeido       1-0  hikiotoshi      Takayasu     0-1
 Toyonoshima  1-0  sukuinage       Kotooshu     0-1
 Kakuryu      1-0  uwatedashinage  Kyokutenho   0-1
 Aminishiki   1-0  tottari         Kotoshogiku  0-1
 Kisenosato   1-0  oshidashi       Myogiryu     0-1
 Harumafuji   1-0  okuridashi      Shohozan     0-1
 Hakuho       1-0  oshidashi       Okinoumi     0-1

 

• *Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.
• Prefixo + significa lutador da divisão juryo (segunda divisão do sumô).

As informações da tabela são da Kyodo News.

 

Veja as lutas de hoje:

 

Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Kyushu 2013.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Ciclista morre após ser atropelado por carro no sul do Japão

Next Article

China detém dois suspeitos por assassinar casal japonês em 2002

Related Posts