Hakuho bate o recorde de 40 vitórias ininterruptas e faz história no sumô
O brasileiro Kaisei venceu e permanece na vice-liderança ao lado do ozeki Kotooshu.
Do Mundo-Nipo
O yokozuna Hakuho acrescentou mais um ponto a sua impressionante série de vitórias, agora com 40, para permanecer como único invicto no Grande Torneio de Sumô de Nagoya, ficando com uma vitória à frente da dupla de vice-líderes, que inclui a o brasileiro Kaisei, que está fazendo bonito em Nagoya.
Com um golpe perfeito, “Kotenage”, Hakuho derrotou o excelente sekiwake Myogiryu, alcançando a incrível marca de 40 vitórias consecutivas. Ele é o primeiro lutador, desde a Era Showa (1926-1989), a conseguir o feito. Sua meta agora está definida não só em conquistar o torneio, mas também em chegar ao final sem nenhuma perda e atingir a incrível marca de 45 vitórias ininterruptas e, assim, conquistar o 26º título da carreira.
Em uma situação totalmente diferente, está o recém-promovido yokozuna Harumafuji, que ontem já havia perdido sua terceira luta, sofreu mais uma derrota nesta terça-feira. O mongol não foi capaz de superar o sekiwake Goeido (3-7). Harumafuji parece lutar sem motivação e não tem sido capaz de demonstrar suas formidáveis técnicas, das quais o levaram a conquistar dois torneios seguidos, ambos com registros perfeitos de 15-0, o que resultou em sua promoção ao posto maior do sumô.
Realizando sua melhor série de vitórias em anos, o ozeki Kotooshu mais uma vez mostrou-se extremamente superior contra o seu oponente. Logo no face-off, o búlgaro segurou, com facilidade, o cinto do maegashira nº 4 Kyokutenho (3-7) com a mão direita, e, embora tenha precisado de algum tempo para obter uma melhor posição de pernas, controlou a luta até garantir sua nona vitória. A única derrota de Kotooshu até agora foi para Takayasu no dia 12 de julho.
Em um duelo entre ozeki, Kisenosato foi convincente ao derrotar o ótimo Kakuryu, ambos estão com 7-3. Kisenosato assumiu o controle no face-off e, mesmo após um golpe do mongol em sua garganta, conseguiu conduzi-lo para fora do anel e selar a sétima vitória em Nagoya. Talvez, agora que a pressão sobre os seus ombros de torna-se o primeiro yokozuna japonês em mais de uma década tenha sessado, o que foi adiado para os próximos torneios quando sofreu a terceira derrota, Kisenosato volte a exibir seu verdadeiro sumô e dê trabalho a Hakuho quando ambos se enfrentarem no final desta semana.
O ozeki Kotoshogiku não conseguiu mostrar muita determinação em sua luta contra o maegashira nº 2 Tochiozan, foi empurrado para fora do anel e também para a sua quarta derrota. Tochiozan tem sete vitórias, três delas sobre adversários no posto de ozeki.
O komusubi Tokitenku (2-8) venceu por default sobre o maegashira top Takekaze, que se retirou em consequência de uma lesão depois de perder oito lutas. Já o komusubi Shohozan foi empurrado para a sua terceira derrota pelo outro maegashira top, Takayasu, que está se saindo bem, com seis vitórias.
O brasileiro Kaisei atingiu a nona vitória após derrotar o maegashira nº 7 Yoshikaze para permanecer na vice-liderança ao lado de Kotooshu. Mais uma vez o brasileiro fez parecer que seu nível está bem acima entre os maegashira em posição inferior. Kaisei, que tem exibido uma impressionante determinação aliado a técnicas que não lhe são comuns, vem superando seus adversários com extrema facilidade.
Foram nove vitórias em 10 combates, e amanhã poderá ficar a uma vitória de alcançar o seu melhor resultado na divisão Makuuchi se ele conseguir superar o excelente Chiyotairyu, que atualmente ocupa a terceira posição entre os maegashira e está muito bem em Nagoya, com seis vitórias, a maioria em cima de lutadores de alto escalão. Ele derrotou os dois sekiwake, foi o algoz da primeira derrota de Kisenosato e, de quebra, ainda venceu o yokozuna Harumafuji.
Devido a isto, as apostas para o duelo de amanhã estão em cima de Chiyotairyu, algo que pode ser benéfico para Kaisei, já que ele não tem a pressão de ser o favorito, além de estar em ótima forma, tem chances de surpreender a todos na quarta-feira e ainda permanecer como vice-líder pela primeira vez em 11 dias de combates em um torneio.
Confira os resultados desta terça-feira (16), 10º dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Nagoya 2013:
Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão):
VENCEDOR *TÉCNICA PERDEDOR
Tokushoryu 6-4 yorikiri +Azumaryu 4-6 Masunoyama 6-4 yorikiri Sokokurai 4-6 Shotenro 7-3 hatakikomi Kotoyuki 5-5 Jokoryu 4-6 shitatenage Daido 0-10 Aran 5-5 hikiotoshi Wakanosato 4-6 Tamaasuka 5-5 tsukiotoshi Toyohibiki 6-4 Takarafuji 6-4 sukuinage Tamawashi 4-6 Kaisei 9-1 yorikiri Yoshikaze 4-6 Aoiyama 8-2 hatakikomi Ikioi 5-5 Fujiazuma 3-7 yorikiri Sadanofuji 3-7 Okinoumi 7-3 yorikiri Chiyotairyu 6-4 Aminishiki 3-7 yoritaoshi Toyonoshima 4-6 Gagamaru 2-8 oshidashi Kitataiki 5-5 Takayasu 6-4 tsukitaoshi Shohozan 3-7 Tokitenku 2-8 default Takekaze 1-9 Kotooshu 9-1 yorikiri Kyokutenho 3-7 Kisenosato 7-3 oshidashi Kakuryu 7-3 Tochiozan 7-3 yorikiri Kotoshogiku 6-4 Hakuho 10-0 kotenage Myogiryu 5-5 Goeido 3-7 sukuinage Harumafuji 6-4
• *Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.
• Prefixo + significa lutador da divisão juryo
As informações da tabela são da Kyodo News.
Veja o vídeo com as lutas de hoje:
• Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Nagoya 2013
Para ler mais notícias sobre sumô, clique em mundo-nipo.com/esportes/sumo. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.