Resultados do 6º dia do Grande Torneio de Sumô de Ano Novo

O brasileiro Kaisei sofreu a quarta derrota, enquanto Hakuho despachou mais um oponente e segue líder isolado do torneio.

Do Mundo-Nipo

O brasileiro Kaisei sofreu a quarta derrota nesta sexta-feira (17), enquanto o yokozuna Hakuho despachou mais um oponente, seguindo imbatível e como único invicto após seis dias de competição no Ryogoku Kokugikan, em Tóquio.

 

Hakuho derrota Aoiyama no 6º dia do Torneio de Sumô de Ano Novo 2014 (Foto: AJW)
O pesadíssimo Aoiyama não foi páreo para o yokozuna Hakuho (Foto: AJW)

 

O terceiro classificado entre os maegashira, Aoiyama, não foi páreo para o yokozuna Hakuho. O gigante até que tentou conter o ímpeto do grande campeão, mas não resistiu e foi atirado ao chão para sofrer a terceira derrota. Já o yokozuna, que está em busca de seu 28º título da carreira, melhorou ainda mais sua participação, para 6-0, seguindo líder isolado e com uma vitória de vantagem para um grupo de vice-líderes com 5-1.

Como o yokozuna Harumafuji está fora do torneio por causa de uma lesão no tornozelo, Hakuho é amplamente apontado como o favorito para ganhar a primeira competição do ano.

O ozeki Kisenosato, que sofreu a sua segunda derrota no quinto dia de torneio, em 16 de janeiro, se recuperou nesta sexta-feira após vencer Ikioi, maegashira de número dois.  Kisenosato agora registra quatro vitórias contra duas derrotas, enquanto Ikioi caiu para 1-5.

Com apenas seis dias de torneio no Ryogoku Kokugikan, Kisenosato, que sofreu a primeira derrota logo no dia da abertura, precisa ganhar todos os nove combates que restam se quiser ser promovido a yokozuna, já que a Associação Japonesa de Sumô estipulou que o ozeki deve atingir o mínimo de 13 vitórias neste Torneio de Ano Novo para poder alcançar o posto maior do sumô.

Kotoshogiku, que precisa de pelo menos oito vitórias para manter seu status de ozeki, usou o braço num movimento bem controlado para derrotar Toyohibiki, terceiro entre os maegashira. O ozeki japonês agora registra 4-2 enquanto Toyohibiki caiu para 2-4.

Em outro grande confronto desta sexta, o ozeki Kakuryu praticamente demoliu Aminishiki. O experiente maegashira nº 4 foi atirado em cima dos espectadores, o que resultou na sua sexta derrota contra nenhuma vitória. Já o ozeki da Mongólia conquistou sua quinta vitória contra uma única derrota e segue firme no grupo de vice-líderes.

O sekiwake Goeido sofreu a segunda derrota consecutiva, o que o deixa mais longe ainda de alcançar o tão sonhado posto de ozeki. Dessa vez, seu algoz foi Shohozan, quinto entre os maegashira, que saiu rapidamente logo após o face-off  para disferir vários movimentos de braços contra o pescoço e a cabeça de Goeido. O promissor maegashira melhorou sua participação para 5-1, o que lhe confere compartilhar a vice-liderança com mais quatro lutadores, enquanto Goeido caiu para 4-2.

Kotooshu, que foi rebaixado a sekiwake após perder o posto de ozeki, uma graduação que manteve por muitos anos, foi derrotado pelo komusubi Tochiozan, que usou um lindo movimento de braço para enviar o sekiwake da Bulgária ao chão. Tochiozan melhorou seu registro para 3-3, enquanto Kotooshu caiu para 4-2.

O brasileiro Kaisei, oitavo classificado entre os maegashira, sofreu a quarta derrota nas mãos de Takekaze, maegashira de número quatro. O brasileiro agora registra 2-4 enquanto Takekaze melhorou sua participação para 4-2.

 

Confira os resultados desta sexta-feira (17), 6º dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Ano Novo de 2014:

Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão):

 VENCEDOR          *TÉCNICA     PERDEDOR
 Satoyama     4-2  shitatehineri   Takanoiwa    2-4
 Tokushoryu   5-1  tottari         Kyokushuho   2-4
 Masunoyama   3-3  yorikiri        Tokitenku    3-3
 Kagamio      2-4  okuridashi      Shotenro     1-5
 Osunaarashi  4-2  oshidashi       Yoshikaze    3-3
 Takayasu     3-3  uwatenage       Chiyootori   2-4
 Fujiazuma    2-4  yorikiri        Gagamaru     4-2
 Endo         5-1  yorikiri        Kitataiki    2-4
 Tochinowaka  5-1  uwatenage       Sadanofuji   3-3
 Tamawashi    4-2  tsukiotoshi     Takarafuji   1-5
 Takekaze     4-2  oshidashi       Kaisei       2-4
 Toyonoshima  3-3  hikiotoshi      Chiyotairyu  0-6
 Kyokutenho   3-3  tsukiotoshi     Okinoumi     3-3
 Shohozan     5-1  tsukidashi      Goeido       4-2
 Tochiozan    3-3  uwatenage       Kotooshu     4-2
 Kakuryu      5-1  oshidashi       Aminishiki   0-6
 Kisenosato   4-2  yorikiri        Ikioi        1-5
 Kotoshogiku  4-2  uwatenage       Toyohibiki   2-4
 Hakuho       6-0  uwatedashinage  Aoiyama      3-3

 

• *Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.
• Prefixo + significa lutador da divisão juryo (segunda divisão do sumô).

As informações da tabela são da Kyodo News.

 

Assista as lutas de hoje:

 

Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Ano Novo de 2014.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Estátua do Rei Enma no Templo Ennoji | ©Japan Reference

Templos em Tochigi realizam eventos em homenagem ao Rei Enma

Next Article

Morre soldado japonês que viveu escondido por quase 30 anos nas Filipinas

Related Posts