Hakuho segue invicto e firme na busca pelo 25º título da carreira
Dois ozeki também continuam invictos, com Kisenosato esbanjando confiança, enquanto o brasileiro Kaisei atinge a 4ª vitória consecutiva.
Do Mundo-Nipo
O yokozuna Hakuho e a dupla de ozeki, Kisenosato e Kakuryu, venceram nesta sexta-feira (17) e se mantêm invictos depois de seis dias de competição do Grande Torneio de Sumô de Verão em Tóquio, no Ryogoku Kokugikan.
O atual campeão, Hakuho, novamente demonstrou superioridade diante de seus adversários, que têm sido derrotados de forma rápida e esmagadora pelo grande campeão. A luta de hoje não foi diferente quando ele derrotou o komusubi Okinoumi, que até tentou segurá-lo, mas perdeu o equilíbrio após o yokozuna andar para trás e rapidamente aplicar-lhe um “hatakikomi”, que o fez desabar no chão.
Já o outro yokozuna, Harumafuji, que luta para superar as duas prematuras derrotas, por pouco não sofreu a terceira para o maegashira nº 3 Aran, que logo de início partiu com tudo para cima do yokozuna, que por sua vez, quase perdeu o equilíbrio, mas se recompôs rapidamente e, com certa facilidade, conseguiu conduzir Aran para fora do anel.
Os dois ozeki, o japonês Kisenosato e o mongol Kakuryu, conseguiram manter a invencibilidade e continuam a liderar o torneio ao lado de Hakuho.
O invicto Kisenosato saltou para uma falsa partida contra o maegashira nº 2 Tochinoshin, mas quando partiu pela segunda vez, estava certo que iria vencer. O excelente japonês manteve uma forte carga sobre Aran, que foi conduzido facilmente para fora do anel. O ozeki Kisenosato parece estar em sua melhor condição física e técnica, e fica ainda melhor quando luta de forma agressiva, pois a confiança que demonstra é algo impressionante, que chega até mesmo intimidar os adversários.
Já o brasileiro Kaisei, que vem de uma reabilitação após duas derrotas sofridas no início do torneio, hoje conseguiu a quarta vitória consecutiva em um combate que começou somente depois de duas partidas falsas, sendo a primeira queimada por Kaisei, que partiu antes do maegashira de nº 13, Daidou, estar em posição, e a segunda foi queimada pelo próprio Daidou, que partiu enquanto o brasileiro ainda colocava o punho no chão. Contudo, a terceira partida foi perfeita, e o brasileiro precisou de poucos segundos para jogar o oponente em cima da plateia, que assistiu Kaisei realizar um perfeito “yorikiri”.
Agora, para manter-se na primeira divisão, Kaisei precisa alcançar mais quatro vitórias entre os nove combates que tem pela frente.
Confira os resultados desta sexta-feira (17), sexto dia dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Primavera 2013, realizado no Ryogoku Kokugikan.
Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão do sumô):
VENCEDOR *TÉCNICA PERDEDOR
Kaisei 4-2 yorikiri Daido 3-3 Masunoyama 4-2 kotenage Wakanosato 1-5 Homarefuji 2-4 yorikiri Kyokushuho 4-2 Gagamaru 4-2 kotenage Daikiho 0-6 Chiyotairyu 3-3 oshidashi Azumaryu 3-3 Toyohibiki 4-2 tsukidashi Chiyonokuni 2-4 Chiyootori 4-2 yorikiri Kyokutenho 3-3 Tokitenku 5-1 yorikiri Shotenro 4-2 Yoshikaze 3-3 tsukiotoshi Sadanofuji 1-5 Shohozan 4-2 hikiotoshi Jokoryu 0-6 Takayasu 2-4 kotenage Takekaze 4-2 Ikioi 5-1 tsukiotoshi Aoiyama 5-1 Toyonoshima 3-3 sukuinage Fujiazuma 2-4 Kitataiki 1-5 kotenage Takarafuji 0-6 Tochiozan 2-4 yorikiri Baruto 3-3 Kisenosato 6-0 oshidashi Tochinoshin 0-6 Aminishiki 1-5 yorikiri Kotooshu 4-2 Myogiryu 3-3 yorikiri Kotoshogiku 4-2 Kakuryu 6-0 hatakikomi Goeido 4-2 Hakuho 6-0 hatakikomi Okinoumi 0-6 Harumafuji 4-2 oshidashi Aran 3-3
* Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.
As informações da tabela são da Kyodo News.
Assista as lutas desta sexta-feira (divisão Makuuchi):
• Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Verão 2013
Para ler mais notícias sobre sumô, clique em mundo-nipo.com/esportes/sumo. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.