Hakuho segue demolindo seus adversários e mantêm a invencibilidade
Kisenosato e Kakuryu também permanecem invictos, enquanto o brasileiro Kaisei teve a sua sequência de 5 vitórias interrompida de forma inusitada.
Do Mundo-Nipo
O yokozuna Hakuho e a dupla de ozeki, Kisenosato e Kakuryu, foram implacáveis contra seus adversários neste domingo (19), conseguindo a incrível façanha de permanecerem invictos e líderes isolados após oito dias de competição do Grande Torneio de Sumô de Verão em Tóquio, no Ryogoku Kokugikan.
Dessa vez o campeão Hakuho precisou de um tempo maior para derrotar seu oponente. Aran, um maegashira de nº 3, conseguiu impedir os ataques iniciais de Hakuho. Mas o campeão manteve a calma até poder assumir uma posição sólida o suficiente para jogar o russo para fora do anel. Embora tenha mostrado cautela, o yokozuna nunca esteve em apuros durante todo o combate. Esta é a 27 ª vez que ele vence as suas primeiras oito lutas em torneios, uma marca que lhe confere figurar entre os cinco melhores sumotoris de todos os tempos.
Arrastando duas derrotas prematuras, vem o yokozuna Harumafuji que hoje obteve uma vitória relativamente fácil contra o maegashira n º 4 Toyonoshima, que surpreendentemente venceu o yokozuna no último torneio. Porém, desta vez, Harumafuji foi devastador. Ele empurrou Toyonoshima para trás e acertou-lhe com um golpe no rosto quando estavam próximos da borda, fazendo com que Toyonoshima desabasse de forma humilhante em cima do público.
Já os dois ozeki, o japonês Kisenosato e o mongol Kakuryu, têm mantido seus ótimos desempenhos e continuam a dominar, juntamente com Hakuho, o torneio.
Kakuryu, que está em sua melhor forma desde que se tornou ozeki, precisou de mais de 50 segundos para superar o Komusubi Okinoumi, um tempo considerado extremamente longo para uma luta de sumô. Foi um combate épico, com o mongol explodindo logo de início e conseguindo agarrar fortemente o cinto do japonês. Contudo, Okinoumi aguentou a pressão inicial até voltar-se para uma posição de ataque. Ambos investiam fortemente, com Kakuryu aplicando um par de varreduras de pernas, que o estreante no posto de komusubi conseguiu defender e revidar com o mesmo golpe, mas os dois falharam. Contudo, apesar de cansado pelos esforços empenhados durante o longo combate, Kakuryu, com uma incrível determinação, conseguiu aplicar um perfeito “uwatedashinage”, para alcançar a oitava vitória e se manter entre os três líderes.
O outro ozeki invicto é o excelente Kisenosato, que alcançou a oitava vitória ao derrotar com surpreendente facilidade o sekiwake Goeido. Kisenosato não fez nada de extravagante para vencê-lo, simplesmente impediu seu compatriota de segurar-lhe o cinto, mantendo o braço de Goeido fortemente preso enquanto caminhava para frente até conduzi-lo para fora do anel. A vitória fácil de Kisenosato foi surpreendente devido ao alto nível técnico do sekiwake. Isso demonstra a ótima forma física e técnica em que o japonês se encontra, o que o torna um forte candidato a título do torneio.
Os outros dois ozeki, o japonês Kotoshogiku e o búlgaro Kotooshu, saíram vitoriosos em seus combates de hoje, com Kotooshu (5-3), que arrancou uma tímida vitória sobre o komusubi Tochiozan (2-6), e Kotoshoguki (6-2), que derrotou Tochinoshin. O maegashira nº 2 ainda não conseguiu vencer uma das oito lutas que realizou neste torneio. Isso representa um rebaixamento de posto para o próximo torneio, já que ele teria de ter mais vitórias do que derrotas para manter-se como kumusubi.
Em uma luta a parte às fileiras de lutadores de alto escalão, o brasileiro Kaisei teve a sequência de cinco vitórias interrompida por nada menos do que “ele mesmo”. Kaisei pisou com a ponta dos dedos na parte de fora do anel antes de lançar – com extrema facilidade – o excelente Ikioi em cima do público.
Seria uma linda vitória, a sexta consecutiva, e de extrema importância, pois além de superar o ótimo Ikioi (6-2), um maegashira de nº 9 que está em ascensão, Kaisei estaria mais próximo de assegurar a permanência na primeira divisão do sumô. Contudo, o brasileiro tem demonstrando uma grande evolução. Ele vem surpreendendo seus adversários com técnicas incomuns a lutadores pesados, o que pode levá-lo a alcançar, sem surpresas, até mais que as três vitórias que precisa nos sete combates que lhe restam neste torneio.
Confira os resultados deste domingo (19), oitavo dia dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Primavera 2013, realizado no Ryogoku Kokugikan.
Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão do sumô):
VENCEDOR *TÉCNICA PERDEDOR
Chiyonokuni 4-4 tsukiotoshi Masunoyama 4-4 Daikiho 1-7 oshidashi Shotenro 5-3 Kyokushuho 5-3 shitatenage Gagamaru 5-3 Toyohibiki 6-2 tsukidashi Chiyootori 5-3 Kyokutenho 4-4 uwatenage Azumaryu 3-5 Ikioi 6-2 isamiashi Kaisei 5-3 Homarefuji 3-5 oshidashi Sadanofuji 1-7 Fujiazuma 4-4 tsukidashi Daido 4-4 Jokoryu 1-7 yorikiri Wakanosato 2-6 Chiyotairyu 5-3 hikiotoshi Yoshikaze 3-5 Tokitenku 6-2 yorikiri Shohozan 5-3 Takekaze 5-3 hikiotoshi Aoiyama 5-3 Takayasu 4-4 yorikiri Takarafuji 0-8 Aminishiki 2-6 yorikiri Kitataiki 1-7 Myogiryu 5-3 default Baruto 3-5 Kotoshogiku 6-2 yorikiri Tochinoshin 0-8 Kakuryu 8-0 uwatedashinage Okinoumi 1-7 Kisenosato 8-0 oshidashi Goeido 5-3 Kotooshu 5-3 yorikiri Tochiozan 2-6 Hakuho 8-0 yoritaoshi Aran 3-5 Harumafuji 6-2 oshitaoshi Toyonoshima 4-4
* Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.
As informações da tabela são da Kyodo News.
Assista as lutas deste domingo (divisão Makuuchi):
• Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Verão 2013
Para ler mais notícias sobre sumô, clique em mundo-nipo.com/esportes/sumo. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.