Resultados do 9º dia do Grande Torneio de Sumô de Outono

Hakuho segue invicto, enquanto o brasileiro Kaisei e o ozeki Kisenosato perderam nesta segunda-feira.

Do Mundo-Nipo

Hakuho derrota Toyohibiki no 9º dia do Torneio de Outono 2013 (Foto: Wataru Sekita)
A derrota do ozeki Kisenosato deu ao yokozuna Hokuho uma confortável vantagem de duas vitórias (Foto: Wataru Sekita)

Kaisei e Kisenosato perderam nesta segunda-feira (23), e deram mais um passo para trás ante ao yokozuna Hakuho que, por sua vez, alcançou a nona vitória para seguir líder isolado em Tóquio.

Faltando seis dias para o término do torneio, será difícil para o ozeki do Japão se recuperar das duas derrotas de desvantagem para o yokozuna.

Kisenosato entrou no nono dia de competição como único lutador a ter sofrido apenas uma derrota, uma desvantagem que poderia ser tirada em um confronto direto com Hakuho, mas o ozeki não conseguiu manter o ritmo e foi batido pelo terceiro entre os maegashira, Chiyotairyu, que agora tem um modesto registro de três vitórias contra seis derrotas, enquanto o ozeki tem sete vitórias contra duas derrotas e segue na vice- liderança ao lado de mais três lutadores, que inclui o yokozuna Harumafuji.

A derrota não só diminuiu as chances de Kisenosato na corrida pelo título, mas também prejudicou a questão sobre uma promoção ao posto de yokozuna.

Hakuho, que busca seu quarto torneio consecutivo e o 27º título da carreira, precisou de menos de um segundo para mandar Toyohibiki (4-5) ao chão. O quarto entre os maegashira caiu para a sua quinta derrota, enquanto o yokozuna melhorou seu registro para um perfeito 9-0.

O yokozuna Harumafuji, que está tentanto redimir-se não só das duas derrotas prematuras nesta competição, mas também de maus resultados em dois torneios, obteve uma vitória arrasadora sobre o sekiwake Myogiryu (4-5), melhorando sua participação em Tóquio para sete vitórias contra duas derrotas. Um registro, no entanto, ruim para um lutador que ocupa o posto mais alto do sumô.

Quem levou a melhor no confronto entre ozeki foi o japonês Kotoshogiku, que se recuperou da derrota sofrida no dia anterior após uma vitória convincente sobre o mongol Kakuryu. Ambos os ozeki estão agora com seis vitorias contra três derrotas.

O sekiwake Goeido obteve uma fácil vitória sobre o búlgaro Aoiyama, melhorando seu registro para seis vitórias contra três derrotas, enquanto o segundo no ranking dos maegashira caiu para a sexta derrota.

Com uma participação modesta neste torneio, o komusubi Takayasu conseguiu amenizar seu registro ruim após derrotar Ikioi, outro que também não está bem neste torneio. Takayasu tem agora três vitórias contra seis derrotas, enquanto o primeiro entre os maegashira só ganhou uma luta em nove confrontos. Já o outro komusubi, Tochiozan, também venceu o outro primeiro entre os maegashira, Shohozan. Ambos os lutadores ficaram com cinco vitórias contra quatro derrotas.

O nono dia do torneio não foi bom para o lutador do Brasil, que sofreu a terceira derrota após ter vencido cinco combates consecutivos. Kaisei perdeu para Toyonoshima (4-5). Esta foi a terceira derrota em três confrontos para o atual quinto entre os maegashira, o que significa que Kaisei tem sérios problemas para superar este lutador.

Embora a derrota tenha minado as esperanças de uma disputa pelo título, Kaisei está realizando um de seus melhores torneios, já que a posição de quarto entre os maegashira o leva a enfrentar lutadores mais fortes, diferente de sua condição no torneio anterior, quando terminou com um excelente registro de 11-4, mas suas lutas foram contra oponentes das fileiras inferiores entre os maegashira.

Neste torneio, no entanto, Kaisei já conseguiu seis vitórias, todas contra lutadores de nível mais alto entre os maegashira e, faltando seis dias para o término do torneio, o brasileiro ainda tem grandes chances de conseguir mais vitórias para poder pleitear uma promoção a um posto de alto escalão.

 

Confira os resultados desta segunda-feira (23), 9º dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Outono 2013:

Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão):

 VENCEDOR          *TÉCNICA     PERDEDOR
 Tamawashi    5-4  tsukidashi   +Sokokurai   3-6
 Homasho      7-2  uwatenage    Masunoyama   5-4
 Tenkaiho     5-4  yorikiri     Tochinowaka  4-5
 Takekaze     6-3  hatakikomi   Jokoryu      5-4
 Shotenro     4-5  kimedashi    Asahisho     3-6
 Wakanosato   2-7  yoritaoshi   Tokushoryu   3-6
 Kotoyuki     4-5  tsukidashi   Tamaasuka    3-6
 Endo         6-3  uwatenage    Yoshikaze    6-3
 Sadanofuji   5-4  oshidashi    Fujiazuma    1-8
 Gagamaru     5-4  yorikiri     Aran         3-6
 Kyokutenho   7-2  yoritaoshi   Aminishiki   6-3
 Kitataiki    3-6  oshidashi    Tokitenku    3-6
 Toyonoshima  4-5  shitatenage  Kaisei       6-3
 Okinoumi     4-5  yorikiri     Takarafuji   1-8
 Takayasu     3-6  oshidashi    Ikioi        1-8
 Tochiozan    5-4  tsukiotoshi  Shohozan     5-4
 Goeido       6-3  hatakikomi   Aoiyama      3-6
 Chiyotairyu  3-6  tsukidashi   Kisenosato   7-2
 Kotoshogiku  6-3  yorikiri     Kakuryu      6-3
 Harumafuji   7-2  oshidashi    Myogiryu     4-5
 Hakuho       9-0  tsukiotoshi  Toyohibiki   4-5

 

• *Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.
• Prefixo + significa lutador da divisão juryo (segunda divisão do sumô).

As informações da tabela são da Kyodo News.

 

Veja as lutas de hoje:

 

Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Outono 2013

 

Para ler mais notícias sobre sumô, clique em mundo-nipo.com/esportes/sumo. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Nadador japonês Kosuke Kitajima se casa com cantora pop Chisa

Next Article

Japão está determinado a resolver disputa territorial com a Rússia

Related Posts