O brasileiro Kaisei venceu e fica a uma vitória de manter-se na 1ª divisão do sumô
Kisenosato foi brilhante contra Kakuryu, enquanto Hakuho mostrou o motivo pelo qual é um dos maiores yokozuna de todos os tempos.
Do Mundo-Nipo
O yokozuna Hakuho e o ozeki Kisenosato atingiram a incrível marca de treze vitórias seguidas nesta sexta-feira (24), décimo dia do Grande Torneio de Sumô de Verão, permanecendo invictos e prontos para realizarem o confronto mais aguardo do penúltimo dia, quando os dois únicos invictos do torneio se enfrentarão na arena do Ryogoku Kokugikan Center, em Tóquio.
O combate em 25 de maio vai quebrar o impasse entre os dois e deve decidir se o mongol vai continuar a reivindicar o seu 25º título da carreira ou se o japonês Kisenosato vai acabar com um período de seca de sete anos sem títulos de sumotoris nascidos no Japão.
Nesta sexta-feira Hakuho mostrou ao ozeki Kotoshogiku o motivo pelo qual é um dos maiores yokozuna de todos os tempos. O ozeki até que deteve o ataque inicial, conseguindo, por uns momentos, segurar o cinto do yokozuna. Mas, como de costume, Hakuho encontrou uma abertura e a explorou muito bem, quebrando a pega de Kotoshogiku em seu cinto para habilmente, após um rápido passo para o lado, jogá-lo ao chão e para fora do anel. Kotoshogiku caiu para a 4º derrota.
Kisenosato foi esmagadoramente poderoso contra o companheiro ozeki Kakuryu. Ele saiu da linha de partida, com um ataque sólido, empurrando o mongol para frente, o que tornou impossível para que Kakuryu conseguisse entrar em suas defesas. Kakuryu tentou defender-se na borda do anel, mas Kisenosato usou, habilmente, a sua substancial barriga que foi o suficiente para terminar de liquidar Kakuryu, que foi fortemente impelido para fora do ringue.
A vitória elimina Kakuryu (10-3) de qualquer esperança na corrida ao título, e traz Kisenosato mais perto de conquistá-lo. Há um ano, o japonês também estava em uma posição similar, no entanto, sofreu derrotas nos últimos dias – uma lembrança que certamente ele apagou neste torneio.
O yokozuna Harumafuji jogou o ozeki Kotooshu no chão com um ataque impressionante. Contudo, esta foi a sua 10ª vitória em treze combates, o que não é um registro muito bom para um yokozuna. Harumafuji ressente as derrotas prematuras no início do torneio, que o afastou da corrida ao título. Já Kotooshu (7-6) ainda precisa de mais uma vitória para manter seu posto de ozeki.
O sekiwake Goeido perdeu novamente, dessa vez foi para o maegashira nº 5 Takayasu (8-5), que apesar de fazer parte de um ranking inferior, tem sido um adversário particularmente difícil para Goeido. O desempenho de Goeido neste torneio tem sido decepcionante, com certeza, pois sete derrotas em treze combates é algo incomum. No entanto, todos sabem que ele pode fazer muito mais do que isso.
O komusubi Tochiozan regista um histórico parcial de oito derrotas após ser abatido pelo maegashira nº 5 Shohozan (7-6), enquanto o outro komusubi, Okinoumi, conseguiu uma vitória sólida sobre o maegashira nº3 Aran (4-9). Apesar da vitória, Okinoumi registra dez derrotas em sua estreia no posto de komusubi, o que significa que ele certamente irá perder a posição. No entanto, participar de um torneio onde a maior parte dos combates é contra lutadores de alto nível está sendo uma ótima experiência para ele, pois não é incomum que até mesmo um lutador tão promissor quanto Okinoumi não tenha um bom desempenho ao estrear nesse posto.
Já o brasileiro conseguiu a segunda vitória consecutiva em um desempenho impecável contra o maegashira nº12 Wakanosato (5-8), que não teve a mínima chance de defesa quando Kaisei partiu para em menos de quatro segundos conduzi-lo além dos limites do anel. O brasileiro agora precisa apenas de mais uma vitória para manter-se na primeira divisão do sumô.
Confira os resultados desta sexta-feira (24), 13º dia dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Primavera 2013:
Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão):
VENCEDOR *TÉCNICA PERDEDOR
Daikiho 2-11 hatakikomi +Asahisho 3-10 +Oiwato 7-6 oshidashi Homarefuji 4-9 Chiyonokuni 8-5 yorikiri Azumaryu 6-7 Masunoyama 7-6 yorikiri Chiyootori 5-8 Kaisei 7-6 tsukidashi Wakanosato 5-8 Daido 7-6 hatakikomi Shotenro 5-8 Ikioi 8-5 sukuinage Toyohibiki 6-7 Sadanofuji 5-8 tsukidashi Jokoryu 3-10 Kyokutenho 7-6 kotenage Fujiazuma 6-7 Gagamaru 10-3 oshidashi Yoshikaze 6-7 Toyonoshima 7-6 yorikiri Chiyotairyu 9-4 Takarafuji 4-9 oshitaoshi Takekaze 7-6 Kitataiki 2-11 yorikiri Aoiyama 5-8 Aminishiki 4-9 uwatedashinage Tochinoshin 2-11 Tokitenku 9-4 hatakikomi Myogiryu 9-4 Okinoumi 3-10 yoritaoshi Aran 4-9 Shohozan 7-6 oshidashi Tochiozan 5-8 Takayasu 8-5 hatakikomi Goeido 6-7 Kisenosato 13-0 yorikiri Kakuryu 10-3 Harumafuji 10-3 oshitaoshi Kotooshu 7-6 Hakuho 13-0 shitatedashinage Kotoshogiku 9-4
* Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.
Prefixo + significa lutador da divisão juryo
As informações da tabela são da Kyodo News.
Veja o vídeo com as lutas de hoje:
• Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Verão 2013
Para ler mais notícias sobre sumô, clique em mundo-nipo.com/esportes/sumo. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.