Do Mundo-Nipo
O yokozuna Hakuho ficou mais próximo de conquistar o 29º título da carreira neste sábado (24), após sair triunfante de seu confronto contra o recém-promovido a yokozuna, Kakuryu, e alcançar 13º vitória. Já o yokozuna Harumafuji teve suas esperanças de lutar pelo título depois sofrer a terceira derrota, deixando o ozeki Kisenosato como o único lutador com chances (matemática) de conquistar o Grande Torneio de Sumô de Verão, realizado na arena do Ryogoku Kokugikan, em Tóquio.
Na penúltima luta do dia, Hakuho lutou bravamente contra Kakuryu, que até deu um certo trabalho ao grande campeão. O veterano yokozuna se livrou de duas investidas de perna até obter uma melhor aderência de mão no cinto de seu oponente. Mesmo sendo fortemente segurado, conseguiu erguer o recém-promovido e conduzi-lo além dos limites da borda, melhorando sua participação para treze vitórias contra apenas uma derrota, o que lhe deixa em posição confortável de alcançar a incrível marca de 29 títulos na divisão Makuuchi
Kakuryu caiu para cinco derrotas contra nove vitórias, um resultado que questiona sua promoção ao posto mais alto do sumô.
Na luta final deste 13º dia de competição, o ozeki Kisenosato surgiu como o único lutador com chances de conquistar o título além de Hakuho. O imponente japonês bateu o yokozuna Harumafuji, para melhorar seu registro, agora com doze vitórias contra duas derrotas.
Harumafuji foi empurrado de volta após o face-off e colocou levemente o pé direito do lado de fora da borda antes de golpear Kisenosato e lançá-lo ao chão. O toque foi quase imperceptível, mas os juízes de linha viram e, após se reunirem, declararam que Harumafuji foi o perdedor, não pelo pé do lado de fora e sim porque Harumafuji puxou o cabelo de Kisenosato quando o atirou ao chão. O yokozuna então foi desqualificado, sofrendo assim a sua terceira derrota, o que lhe tirou da luta pelo título.
Para ser campeão do torneio, Kisenosato precisará vencer Kakuryu amanhã e torcer para que Hakuho perca seu combate contra Harumafuji, forçando assim um desempate.
O brasileiro Kaisei continua com sua recuperação impressionante, e hoje conseguiu a quinta vitória consecutiva após derrotar nada menos do que Takekaze. Embora esteja figurando apenas como primeiro no ranking dos maegashira, o excelente lutador já provou o posto de komusubi em duas ocasiões.
Com a vitória, Kaisei conseguiu carimbar um registro positivo na competição, podendo melhorar mais ainda caso vença seu combate de amanhã. Entretanto, a vitória de número oito já lhe dá credenciais para uma promoção no próximo torneio.
Confira os resultados deste sábado, 14º dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Verão 2014:
Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão):
VENCEDOR *TÉCNICA PERDEDOR
Masunoyama 4-10 yorikiri +Wakanosato 8-6 Takanoiwa 3-11 oshidashi +Sotairyu 7-7 Kyokushuho 9-5 yorikiri Jokoryu 9-5 Tochinowaka 8-6 yorikiri Gagamaru 6-8 Terunofuji 8-6 yorikiri Kitataiki 8-6 Sadanoumi 9-5 sukuinage Okinoumi 6-8 Tokitenku 7-7 yoritaoshi Myogiryu 7-7 Takayasu 6-8 yorikiri Arawashi 7-7 Homasho 9-5 shitatedashinage Osunaarashi 9-5 Tamawashi 8-6 oshidashi Sokokurai 8-6 Aminishiki 9-5 tsukiotoshi Toyohibiki 7-7 Chiyotairyu 4-10 yorikiri Kyokutenho 3-11 Takarafuji 3-11 yorikiri Chiyomaru 5-9 Shohozan 8-6 oshidashi Aoiyama 7-7 Kaisei (BRA) 8-6 oshidashi Takekaze 5-9 Endo 6-8 yoritaoshi Yoshikaze 5-9 Chiyootori 4-10 oshidashi Tokushoryu 5-9 Goeido 7-7 yorikiri Ikioi 11-3 Tochiozan 9-5 hatakikomi Kotoshogiku 5-9 Hakuho 13-1 yorikiri Kakuryu 9-5 Kisenosato 12-2 foul Harumafuji 11-3
* Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.
+ Significa lutador da divisão Juryo (segunda divisão do sumô).
==Kyodo
Confira o vídeo com as lutas de hoje:
• Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Verão 2014.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.