Do Mundo-Nipo
O maegashira Ichinojo, estreante na seleta elite Makuuchi (1ª divisão do sumô), continua quebrando recordes e fazendo história no esporte nacional do Japão. O novato surpreendeu mais uma vez após derrotar o yokozuna Kakuryu nesta sexta-feira (26). A vitória deu ao estreante o direito de compartilhar a liderança com Hakuho, já que o yokozuna sofreu hoje a primeira derrota no Grande Torneio de Sumô de Outono (Aki Basho), evento que está sendo realizado na arena Ryogoku Kokugikan, em Tóquio.
Na luta final do dia, o novato Ichinojo, da Mongólia (10º entre os maegashira), se esquivou para o lado no face-off e golpeou para baixo o seu compatriota Kakuryu, melhorando sua participação para doze vitórias contra uma derrota, enquanto o yokozuna caiu para sua terceira derrota.
Amanhã, Ichinojo, de 21 anos, enfrentará o fenômeno Hakuho, que soma 30 títulos na carreira e está a apenas dois títulos de ser o maior vencedor da era moderna do sumô. Entretanto, o jovem Ichinojo tem chances de vencê-lo e se tornar o primeiro lutador em 100 anos a conquistar um título ao estrear na divisão de elite.
O responsável pelo empate na liderança foi o ozeki Goeido, que conseguiu a façanha de derrotar o grande campeão Hakuho e melhorar sua participação no torneio, registrando agora sete vitórias contra seis derrotas, um resultado um tanto decepcionante para o recém-promovido ao segundo maior posto no esporte.
Em outras lutas principais, o ozeki Kisenosato interrompeu uma série de quatro derrotas consecutivas. Nesta sexta, o habilidoso lutador japonês derrubou o promissor lutador do Egito, Osunaarashi (maegashira nº 4).
Kisenosato, que não faz um bom torneio, melhorou sua participação para oito vitórias, enquanto Osunaarashi caiu para sua quinta derrota, um desempenho decepcionante, já que o egípcio mal estreou na seleta divisão Makuchii e já venceu quase todos os lutadores do alto escalão do sumô.
O brasileiro é outro estrangeiro que não está fazendo um bom torneio. Embora tenha alcançado hoje sua segunda vitória consecutiva, Kaisei já soma sete derrotas e tem de vencer os dois confrontos restantes para conseguir terminar o torneio com um registro positivo de oito vitórias.
A seguir, os resultados desta sexta-feira (26), décimo terceiro dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Outono 2014, que acontece até o dia 28 de setembro na arena Ryogoku Kokugikan, em Tóquio (Divisão Makuuchi (1ª divisão do sumô):
VENCEDOR RES *TÉCNICA PERDEDOR RES
Tokitenku 4-9 uwatedashinage +Gagamaru 4-9 Sadanoumi 7-6 kotenage Kagamio 5-8 Kyokushuho 6-7 yorikiri Chiyomaru 3-10 Kyokutenho 8-5 uwatenage Tochinowaka 4-9 Tamawashi 6-7 kotenage Sokokurai 7-6 Sadanofuji 4-9 tsukidashi Arawashi 4-9 Tochiozan 9-4 hatakikomi Kitataiki 6-7 Takanoiwa 5-8 hatakikomi Shohozan 6-7 Aminishiki 10-3 katasukashi Okinoumi 10-3 Aoiyama 8-5 kotenage Chiyootori 7-6 Kaisei (BRA) 6-7 tsukiotoshi Toyonoshima 4-6-3 Takayasu 6-7 oshitaoshi Yoshikaze 6-7 Endo 3-10 yorikiri Terunofuji 4-9 Takarafuji 7-6 okurihikiotoshi Jokoryu 4-9 Takekaze 6-7 hikiotoshi Toyohibiki 6-7 Kisenosato 8-5 abisetaoshi Osunaarashi 5-8 Ikioi 9-4 tsukiotoshi Kotoshogiku 8-5 Goeido 7-6 yorikiri Hakuho 12-1 Ichinojo 12-1 hatakikomi Kakuryu 10-3
– Nota: o registro de Toyonoshima inclui 3 dias que ficou afastado devido a lesão)
– (RES) Significa o resultado atual de cada lutador: o número na frente representa a quantidade de vitórias e número posterior a quantidade de derrotas.
-(*) Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.
-(+) Significa lutador da divisão Juryo (segunda divisão do sumô).
==Kyodo
Confira o vídeo com as lutas de hoje:
• Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Outono 2014.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.