Resultados do último dia do Grande Torneio de Sumô de Outono

O grande campeão Hakuho coroou sua conquista antecipada ao título com uma bela vitória sobre o yokozuna Harumafuji

Do Mundo-Nipo

O yokozuna Hakuho coroou sua conquista antecipada ao título com uma bela vitória sobre o yokozuna Harumafuji neste domingo (29), último dia do Grande Torneio de Sumô Outono.

 

Hakuho venceu Harumafuji no 15º dia do Torneio de Outono 2013 (Foto: Hikaru Uchida/The Asahi Shimbun)
O “Grande Campeão” não precisou fazer muito esforço para derrotar o yokozuna Harumafuji (Foto: Hikaru Uchida/The Asahi Shimbun)

 

Hakuho, que conquistou o título no dia anterior com uma vitória suada sobre Kisenosato, não precisou fazer muito esforço para derrotar Harumafuji que, por sua vez, sofreu a quinta derrota para terminar outro torneio com um resultado ruim, enquanto Hakuho termina sua participação com 14-1 e o campeão em Tóquio.

Foi o 27º da carreira e o quarto torneio consecutivo, o que deixa Hakuho a apenas cinco título de se tornar o maior vencedor da era moderna do sumô. Só os yokozuna Chiyonofuji (31) e Taiho (32) conquistaram mais títulos que Hakuho.

“Como o título foi decidido ontem, eu não estava sob pressão na luta de hoje e pude relaxar um pouco”, disse Hakuho diante de uma multidão que ultrapassou a capacidade de público na arena Ryogoku Kokugikan, em Tóquio.

“Eu não estava na minha melhor condição física quando começou o torneio, mas estava determinado a fazer o meu melhor, dia após dia”, concluiu o ‘Grande Campeão’.

Harumafuji, por sua vez, terminou com um registro inexpressivo de 10-5, o mesmo resultado que gerou críticas das autoridades da Associação Japonesa de Sumô no torneio de Nagoya, em julho.

O ozeki Kisenosato encerrou sua participação com uma vitória sobre o mongol Kakuryu, mas foi pouco ovacionado em virtude de suas derrotas que o tiraram da briga pelo título, o que tirou suas chances de reacender a discussão sobre uma promoção a yokozuna, portanto, os japoneses ficaram um pouco decepcionados com o ozeki do Japão.

Kisenosato terminou o torneio com um regular registro de 11-4, enquanto o ozeki Kakuryu encerrou com 9-6.

Quem teve uma participação bem sucedida no torneio de outono foi o sekiwake Goeido, que encerrou com uma suada vitória sobre o brasileiro Kaisei. O quarto entre os maegashira terminou o torneio com um registro negativo de 7-8, enquanto o sekiwake encerrou com 11-4.

Pelos seus desempenhos e esforços demonstrados contra seus oponentes ao longo torneio, Goeido recebeu o prêmio de “Melhor Desempenho” – além da vitória sobre Kisenosato, Goeido foi o único lutador a vencer o yokozuna Hakuho.

Ozeki Kotoshogiku venceu o sekiwake Myogiryu e encerrou sua participação em Tóquio com um registro de 10-5.  Myogiryu foi entregue a sua nona derrota contra seis vitórias.

Outro que terminou o torneio com um registro positivo foi o komusubi Tochiozan (8-7), que derrubou o sexto entre os maegashira, Kyokutenho (8-). Já o komusubi Takayasu foi derrotado por Takarafuji, terceiro entre os maegashira. Ambos os lutadores terminaram com um registro negativo de 5-10.

O primeiro do ranking entre os maegashira, Shohozan, levou para casa o prêmio de “Espírito de Luta”. Neste último dia, ele derrotou Toyonoshima, sétimo entre os maegashira. Ambos terminaram com o registro positivo dede 8-7.

O quinto classificado entre os maegashira, Aminishiki, se retirou no último dia com uma lesão no joelho esquerdo. O experiente lutador, de 34 anos, encerrou sua participação com um excelente registro de 9-5 mesmo não lutando no último dia do grande Torneio de Outono.

 

Confira os resultados deste domingo (29), último dos 15 dias de disputa do Grande Torneio de Sumô de Outono 2013:

Resultados da divisão Makuuchi (1ª divisão):

 VENCEDOR          *TÉCNICA     PERDEDOR
 Tamaasuka     7-8    oshitaoshi   +Azumaryu    8-7
 Sadanofuji    8-7    oshidashi    Takekaze     9-6
 Tamawashi     9-6    oshidashi    Shotenro     5-10
 Asahisho      5-8-2  hatakikomi   Tokushoryu   6-9
 Homasho      10-5    yorikiri     Gagamaru     6-9
 Wakanosato    4-11   yorikiri     Aran         3-12
 Masunoyama    8-7    oshidashi    Kitataiki    6-9
 Tenkaiho      8-7    yorikiri     Tokitenku    5-10
 Toyohibiki    6-9    yorikiri     Jokoryu      8-7
 Tochinowaka   9-6    yorikiri     Chiyotairyu  6-9
 Kotoyuki      7-8    oshidashi    Aoiyama      6-9
 Okinoumi      8-7    default      Aminishiki   9-6
 Fujiazuma     6-9    tsukidashi   Ikioi        5-10
 Shohozan      8-7    tsukitaoshi  Toyonoshima  8-7
 Takarafuji    5-10   yorikiri     Takayasu     5-10
 Tochiozan     8-7    yoritaoshi   Kyokutenho   8-7
 Goeido       11-4    yorikiri     Kaisei       7-8
 Kotoshogiku  10-5    yorikiri     Myogiryu     6-9
 Kisenosato   11-4    yorikiri     Kakuryu      9-6
 Hakuho       14-1    kotenage     Harumafuji  10-5

 

• *Técnica significa o nome do golpe que foi aplicado pelo vencedor contra o perdedor do combate.
• Prefixo + significa lutador da divisão juryo (segunda divisão do sumô).

As informações da tabela são da Kyodo News.

 

Veja as lutas de hoje:

 

Lista do ranking dos lutadores no Torneio de Sumô de Outono 2013

 

Para ler mais notícias sobre sumô, clique em mundo-nipo.com/esportes/sumo. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Estofado pode ter causado colapso no sistema de descontaminação de Fukushima

Next Article

Turista japonesa é baleada durante assalto no Camboja

Related Posts