Do Mundo-Nipo
O Ministério do Meio Ambiente designou a enguia japonesa como uma espécie em risco de extinção na lista vermelha “nonlegally”, referente a espécies ameaçadas em água doce e água salobra.

Explicando a decisão do governo japonês que visa sensibilizar a opinião pública sobre a condição das enguias, o ministro do Meio Ambiente, Nobuteru Ishihara, disse em uma conferência a imprensa na sexta-feira (01), que a designação não implicará na culinária do país, impedindo as pessoas de consumirem enguias, que são indispensáveis na cultura alimentar japonesa.
Entretanto, Ishihara acrescentou que os Ministérios e agências governamentais competentes irão fazer tudo que estiver ao alcance para proteger a espécie.

A enguia japonesa de água doce (unagui うなぎ) é muito apreciada na culinária japonesa. Sua carne, tenra e gordurosa, é rica em proteínas, vitamina A, cálcio e gorduras saturadas, que possui muito colesterol. Contudo, segundo a cultura japonesa, é um potente revigorante, especialmente nos dias quentes de verão.
Os japoneses apreciam o unagui há mais de mil anos. Até na mais antiga antologia de poemas do mundo, o Man’yoshu, compilado a partir do ano 759, há registros de unagui como um alimento revigorador.
A enguia também é apreciada em outras partes da Ásia e até no ocidente, que importa em grandes quantidades de unagui industrializado.

Devido a esta apreciação, a enguia japonesa há anos vem sofrendo com a pesca predatória, que ocorre quando capturadas em época de desova e quando pescadas antes de atingirem a maturidade, o que restringe o número da população adulta e dificulta a reprodução da espécie.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.