Do Mundo-Nipo
Com o objetivo de ajudar as nações em desenvolvimento a se preparem para desastres naturais, o Banco Mundial criou um centro de gerenciamento de risco na capital japonesa, que foi inaugurado nesta segunda-feira (3) e já se encontra em plena atividade, informou a emissora japonesa ‘NHK’.
O “Centro de Gestão de Riscos”, criado com a assistência do governo japonês, une especialistas de vários países com conhecimento em gestão de riscos relativos a desastres naturais.
O centro tem como objetivo apresentar medidas antidesastres necessárias e adequadas a cada região. Além disso, políticas e assistência técnica a diferentes países serão fornecidas para ajudar nações em desenvolvimento a reduzir sua vulnerabilidade a ameaças naturais.
Zoubida Allaoua, vice-presidente do Banco Mundial em exercício e chefe da divisão de Desenvolvimento Sustentável, disse à NHK que desastres naturais, incluindo terremotos e inundações, poderiam acabar com séculos de desenvolvimento da noite para o dia.
Allaoua também instou países em desenvolvimento a dar prioridade à gestão de desastres, afirmando que já é tempo de pedir aos governos que implementem políticas para lidar com os riscos das mudanças climáticas.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.