AIEA obtém permissão para inspecionar instalações nucleares do Japão

É a primeira vez que a Autoridade Reguladora Nuclear do Japão concorda com tal medida.

Do Mundo-Nipo

A Autoridade Reguladora Nuclear do Japão informou que deu permissão a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para realizar uma avaliação de segurança nas instalações nucleares do país, informou nesta quinta-feira (16) a imprensa japonesa.

Segundo a ‘NHK News’, é a primeira vez que o órgão concorda com tal medida, numa decisão que foi tomada durante uma reunião de rotina da Autoridade Reguladora Nuclear, na quarta-feira (15).

A medida tem como objetivo ouvir opiniões do exterior para reforçar as medidas de segurança no Japão e identificar os pontos que necessitam de melhorias, de acordo com declaração de Kenzo Oshima, membro da Autoridade Reguladora Nuclear.

A decisão ocorre em meio às crescentes preocupações internacionais no tocante à segurança nuclear, à preparação contra ataques terroristas em instalações nucleares e ao roubo de material nuclear, destacou a NHK.

A data para a inspeção ainda não foi marcada, mas estima-se que aconteça no final deste ano ou no início de 2015. Estados Unidos e Reino Unido estão entre os vários países que permitiram as avaliações da AIEA.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Lista completa de indicados ao Oscar 2014

Next Article

Dólar cai em relação ao iene e outras divisas com declarações do presidente do Fed

Related Posts