Japão e mais três nações concordam em limitar captura de enguias japonesas

Japão, China, Coréia do Sul e Taiwan chegaram a um consenso para evitar a extinção da enguia japonesa.

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo

Representantes do Japão, China, Coréia do Sul e Taiwan concordaram em limitar o volume de enguias jovens colocados em viveiros de aquicultura, a partir de sua pesca nesses países. A decisão aconteceu nesta quarta-feira (17), durante uma conferência internacional sobre a conservação da enguia japonesa, que foi incluída este ano na lista de espécies ameaçadas.

 

Enquia japonesa (Foto: Bio Japan)
EM junho, a enguia japonesa foi colocada na lista vermelha de espécies em risco de extinção (Foto: Bio Japan)

 

O acordo, que irá implementar as restrições de enguias cultivadas a partir de novembro, foi alcançado pelo Japão e seus vizinhos sob o primeiro quadro internacional sobre o manejo da espécie como um recurso marinho.

Na conferência, que teve início na terça-feira, em Tóquio, representantes dos quatro países também concordaram em criar uma entidade que irá gerir a produção de enguias.

Durante a reunião de ontem, o Japão formulou uma nova proposta que defende um corte superior a 30% em relação a este ano, que registrou uma grande captura de enguias jovens. No entanto, os participantes não conseguiram chegar a um consenso.

Masanori Miyahara, assessor do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, disse a jornalistas após a reunião que os representantes foram capazes de chegar a um acordo por causa de uma visão compartilhada que devem ser tomadas medidas para evitar a extinção da enguia japonesa.

Em junho, a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN, na sigla em inglês), colocou a enguia japonesa em uma lista vermelha de espécies em risco de extinção, citando que a sobrepesca (que é a captura acima das quotas estabelecidas pelos órgãos ambientais) e a destruição do habitat de água doce estão entre as principais razões para o declínio da espécie.

== Kyodo

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Sony mais que quadruplica valor de previsão de perdas para 2014

Next Article

Resultados do 4º dia do Torneio de Sumô de Outono 2014

Related Posts