Do Mundo-Nipo
A Organização das Nações Unidas (ONU) instou o governo japonês a tomar medidas de amparo a vítimas do desastre nuclear em Fukushima, a maior crise nuclear no país.
Anand Grover, encarregado da ONU, reportou através do site do Conselho de Direitos Humanos que a aquisição da Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco) por parte do governo foi uma forma de evitar assumir as responsabilidade pelo desastre.
Segundo informações da agência Kyodo, o governo japonês é acusado de tomar poucas medidas para gerenciar a crise, como falta de iniciativa para evitar a exposição de cidadão à radiação, bem como a falta de transparência sobre os riscos que ainda existem nas áreas contaminadas.
A ONU afirmou que preparação do Japão para emergências e indenização das vítimas são primordiais.
A crise nuclear em Fukushima Daiichi é a maior desde Chernobyl, em 1986, tendo eclodido após o terremoto e tsunami de março de 2011 devastarem o nordeste do país.
Veja mais notícias sobre Meio Ambiente e Energia em mundo-nipo.com/meio-ambiente-e-energia. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.