Número de mortos em erupção de vulcão no Japão sobe para 47

A polícia de Nagano havia dito anteriormente que o número de mortos estava em 48, mas depois revisou para 47.

Do Mundo-Nipo com Agências

O número de mortos na erupção do Monte Ontake, na região central do Japão, subiu nesta quarta-feira (1) para 47 pessoas, no pior desastre desse tipo em 88 anos no país. O vulcão entrou em erupção no sábado (27), lançando cinzas e pedras sobre centenas de pessoas que faziam caminhadas no fim semana.

 

Erupção no Monte Ontake (Foto: Kyodo)
A equipe de resgate retomou as operações para recuperar os corpos nas primeiras horas desta quarta-feira (Foto: Kyodo)

 

A polícia da província de Nagano havia dito anteriormente que o número de mortos estava em 48, mas depois revisou para 47.

Relatos da mídia japonesa disseram que até 20 pessoas permanecem desaparecidas, embora os serviços de emergência locais dizem que um número maior foi dado aos desaparecidos.

A equipe de resgate, formada por cerca de mil soldados, polícia e bombeiros, retomou as operações para recuperar os corpos com helicópteros nas primeiras horas desta quarta-feira, após as autoridades terem suspendido os esforços por causa dos gases tóxicos e do temor de uma nova erupção.

A erupção na montanha de 3.067 metros que fica 200 quilômetros a oeste de Tóquio, cobriu seu pico com uma chuva mortal de cinzas e pedras no momento em que se encontrava repleto de montanhistas e caminhantes que foram observar as cores do outono japonês.

O número supera as 43 pessoas mortas em uma erupção de 1991 no sudoeste do Japão e faz com que essa seja a atividade vulcânica mais letal desde a ocorrida na ilha de Hokkaido, no norte do país, em 1926, na qual morreram 144 pessoas, de acordo com dados do governo.

O Monte Ontake, segundo maior vulcão ativo do Japão, teve uma pequena erupção há sete anos e sua grande erupção anterior, a primeira a ser registrada, foi em 1979.

Os caminhantes disseram não ter havido nenhum alerta sobre a erupção de sábado, pouco antes do meio dia. Centenas de pessoas ficaram presas por horas antes que a descida se tornasse viável.

(Com as Agências Reuters e Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Bolsa de Tóquio fecha em queda com fluxo reduzido por feriado na China

Next Article

Preço da gasolina no Japão atinge o menor nível em mais de 2 meses

Related Posts